Portal da Cidade Atibaia

Saúde

Laboratório Municipal de Atibaia recebe certificado de desempenho

Trabalho desenvolvido pelos profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura

Publicado em 02/01/2018 às 07:45

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Quando o assunto é Saúde e, mais precisamente, a área de Análises Clínicas, Atibaia pode ser considerada uma cidade ‘de mão-cheia’ em ambos os sentidos da expressão. Isso porque o município acaba de receber, pelo quinto ano consecutivo, o certificado de desempenho excelente pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) – ligado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) – em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Laboratório Municipal e à qualidade dos exames realizados na unidade.

O laboratório – localizado na Praça Santo Antônio, nº 110, Alvinópolis, anexo à Unidade “Sumico Ono” – atende à rede municipal de saúde há 30 anos e, nos últimos seis, está inscrito nesse programa de controle de qualidade externo. Por meio dele, amostras são enviadas para análise e avaliação da qualidade analítica, resultando na acreditação do sistema de gestão de qualidade nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Imunologia Básica, Parasitologia Básica e Urinálise Básica. Vale lembrar que o PNCQ é um controle externo de qualidade obrigatório previsto pela RDC 302/2005 da Anvisa e é também um elemento fundamental para garantia da qualidade do laboratório clínico moderno.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o laboratório realiza mais de 200 tipos de exames diferentes, com uma média de 35 mil análises por mês, que levam, no máximo, cinco dias para retornarem às unidades de saúde (aquelas que possuem internet fazem o acesso online dos resultados no mesmo dia da coleta e, em alguns casos, até mesmo em poucas horas). Os exames realizados por meio dos laboratórios de apoio HUSF, IAL e outros, de média e alta complexidade (hormônios e sorologias), levam no máximo 10 dias para retornarem até a unidade requisitante.

Conforme a Secretaria de Saúde, o laboratório conta com gerente, cinco farmacêuticos/ bioquímicos, três técnicos de laboratório e quatro auxiliares de laboratório, além de um recepcionista, quatro funcionários administrativos e uma funcionária de limpeza. O município tem 21 unidades de coleta e motoristas que transportam o material dessas unidades até o laboratório.


Fonte:

Deixe seu comentário