Portal da Cidade Atibaia

Investimentos em saúde fortalecem Rede de Atenção Básica em Atibaia

Unidades foram revitalizadas, uma reformada, uma ativada e três construídas/inauguradas nos últimos anos.

Publicado em 25/08/2017 às 08:16

“Prevenir é melhor que remediar”. Em Atibaia, mais do que um ditado isso é uma política pública adotada pela Administração Municipal no âmbito da Secretaria de Saúde, que vem priorizando os investimentos na área de promoção da saúde para estimular a prevenção e incentivar a aproximação dos munícipes com os equipamentos disponíveis em cada região ou bairro da cidade.

A Atenção Básica tem sido, portanto, um foco permanente da aplicação de recursos do Poder Executivo. As ações visam organizar e qualificar a rede de atenção à saúde, articulando e integrando os serviços ambulatoriais e hospitalares. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as Unidades de Saúde devem ser a porta de entrada para o sistema público de saúde e podem resolver até 80% dos problemas de saúde da população, evitando que os munícipes tenham que recorrer aos serviços de urgência e emergência da cidade. No “raio-X” desse “tratamento” administrado por Atibaia, os resultados se mostram positivos: mais qualidade de vida para a população e mais economia aos cofres públicos.

rede assistencial própria do município conta hoje com 23 equipamentos de saúde, sendo 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 8 Unidades de Saúde da Família (USF) e mais 3 equipamentos, que são considerados unidades de referência. São considerados de referência local os seguintes serviços de saúde: Unidade de Fisioterapia e Reabilitação e Centro de Especialidades Odontológicas – CEO (no complexo da UBS Oswaldo Paccini); Laboratório Municipal de Análises Clínicas (na UBS Sumico Ono); Centro de Apoio Psicossocial – CAPS; Academia da Saúde; e Unidade de Pronto Atendimento Cerejeiras – UPA Cerejeiras. Na atenção hospitalar no município, há ainda a Santa Casa de Misericórdia de Atibaia, que hoje se encontra sob intervenção municipal.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Amélia Sakamiti Roda, todas essas medidas e ações visam a melhoria da qualidade da Atenção Básica no município e também a possibilidade de aumentar o acesso ao serviço. Segundo ela, entre os objetivos está o cumprimento das metas do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, para elevar o repasse de recursos do incentivo federal para Atibaia.

Prefeitura de Atibaia

Fonte:

Deixe seu comentário