Portal da Cidade Atibaia

Atibaia

Gravidez saudável é tema de campanha da Prefeitura de Atibaia

Iniciativa ressalta que tomar alguns cuidados antes de engravidar pode evitar riscos à mãe e ao bebê!

Publicado em 12/06/2019 às 07:31

(Foto: Imagem Ilustrativa)

A saúde na gravidez e o risco de mortalidade materna estão sendo abordados pela Prefeitura em uma campanha que busca informar e conscientizar a população sobre a importância de uma gravidez planejada, pois tomar alguns cuidados antes de engravidar pode evitar riscos à mãe e ao bebê. Há informações importantes que os pais, especialmente a mulher, porque, afinal, é no seu corpo que as mudanças ocorrerão, precisam saber antes de uma gravidez.

Estar com o peso adequado é fundamental para uma gestação saudável, o excesso de peso pode complicar a gravidez. Sobrepeso, pressão alta, diabetes e doenças infecciosas são os principais problemas que podem afetar a mãe e o bebê.

Também é fundamental cuidar da alimentação, procurando ingerir nutrientes, proteínas e vitaminas. Pelo menos três meses antes de engravidar a mulher/futura mãe deve verificar se sua alimentação está enriquecida com vitamina D, ácido fólico, ferro e sais minerais, necessários para evitar anemia, infecções maternas e complicações no sistema nervoso do bebê.

Outra precaução necessária é verificar se o estado de saúde antes de engravidar está bom ou se há alguma condição especial, como pressão alta, doenças infecciosas, reumatismo, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

Durante a gestação, os dentes e as gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada e o uso diário do fio dental são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação, além da necessária avaliação dos profissionais de saúde bucal.

As vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba, tétano e hepatite B também devem estar em dia, caso contrário a mulher/futura mãe deve se vacinar e esperar pelo menos um mês antes de engravidar.

Algumas situações exigem avaliação clínica antes de engravidar: tentativa de gravidez seguida de aborto, perda do bebê, gravidez com complicações ou riscos, casos na família de mal-formações, doenças genéticas e RH negativo.

A Secretaria de Saúde de Atibaia reforça que a mulher que planeja engravidar/ser mãe deve ser vista com prioridade, e os homens/futuros pais também devem fazer exames para prevenir, detectar e tratar doenças precocemente.

A campanha da Prefeitura está em andamento desde maio, mês em que foram celebrados o Dia das Mães (12), o Dia Mundial da Conscientização da Pré-Eclâmpsia (22), o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (ambos em 28).

Fonte:

Deixe seu comentário