Portal da Cidade Atibaia

atibaia

Desafio Sangue Solidário arrecada 96 bolsas de sangue

Doação de sangue foi realizada na manhã desta sexta-feira na sede do Rotary Club Atibaia e contou com a participação de 138 doadores.

Publicado em 19/06/2020 às 04:54

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

A sede do Rotary Club de Atibaia se transformou praticamente num hemocentro na manhã desta sexta-feira (19), para a coleta de sangue dos doadores inscritos previamente na campanha “Sangue Solidário”. Entre as 8h30 e 12h, 138 doadores, previamente inscritos para a ação doaram sangue, chegando a um total de 96 bolsas, que vão abastecer os hemocentros da região, responsáveis por atender as necessidades de Atibaia e demais cidades vizinhas.

A inscrição permitiu o número suficiente de doadores com horário agendado para evitar aglomerações. A equipe técnica do Hemocentro de Campinas Unicamp, composta por 16 profissionais foi a responsável pela coleta e armazenamento de todo o sangue colhido. Além da doação de sangue, foram colhidas 37 amostras para o banco de doação de medula óssea. O conteúdo cada bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas.


A ação atende ao desafio de manter os estoques de sangue nos hemocentros, principalmente nesta época de pandemia. Inicialmente realizada na cidade de Guarulhos, a campanha idealizada pela Polícia Rodoviária Federal foi lançada para os colegas profissionais de outras cidades. Em Atibaia recebeu a adesão e apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, Gabinete de Gestão Integrada – GGI, Rotary Club Atibaia e Casa da Amizade de Atibaia. A realização da coleta ficou por conta do Hemocentro Campinas Unicamp.

O esquema organizacional foi realizado pela equipe de 15 voluntários do Rotary Club e Casa da Amizade de Atibaia, que realizam ações de doação de sangue a cada dois meses na sede do Rotary. Os organizadores da ação orientam aos que ficaram de fora desta doação que fiquem ligados para a próxima ação que já está sendo planejada para acontecer no mês de agosto.

Fonte:

Deixe seu comentário