Portal da Cidade Atibaia

Atibaia

Continuam as campanhas de vacinação contra a gripe, dengue e febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde também está realizando visitas nos bairros para orientar sobre proliferação do mosquito da Dengue.

Publicado em 30/04/2019 às 08:19

(Foto: Imagem Ilustrativa)

A vacinação contra Gripe Influenza em Atibaia começou no dia 10 de abril e ainda está aberta para crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes, puérperas, idosos e os trabalhadores da saúde. 

Influenza

Desde o início da campanha de vacinação contra a Gripe Influenza, 9.082 doses da vacina foram aplicadas em Atibaia. 37% das crianças (3.620), 45% das gestantes (708), 55% das puérperas (142), 25% dos idosos (4.234) e 8% dos trabalhadores da saúde (378) da cidade foram imunizados até o momento.

Neste ano, 10 casos da doença foram notificados, sendo seis casos descartados e quatro casos, de moradores da cidade, em investigação.

Dengue

Desde janeiro deste ano, 170 casos de Dengue foram notificados em Atibaia, sendo que 44 foram confirmados e 89 seguem em investigação.

Na última semana, 1.481 imóveis da cidade foram visitados pela Secretaria de Saúde para inspeção de locais que possam servir de criadouro para mosquitos Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue.

Febre Amarela

14 postos de saúde de Atibaia disponibilizam vacina. Confira os dias e dicas de como combater o mosquito transmissor da doença

Não deixe para última hora, vacine-se contra Febre Amarela! A vacina está disponível em 14 unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família de Atibaia e todos, maiores de seis meses de idade, que ainda não foram imunizados devem tomá-la. Confira os dias de vacinação em cada posto e algumas dicas de como combater o mosquito transmissor da doença.

Na UBS Centro, a vacina contra Febre Amarela está disponível às quartas, quintas e sextas-feiras; e na Alvinópolis, às segundas e terças. Às segundas-feiras, a imunização pode ser feita na UBS Caetetuba; às terças, na do Imperial e do Maracanã; às quartas, na São José, Tanque, Portão, Itapetinga e Cachoeira; às quintas, no Cerejeiras; e às sextas-feiras, na Flamenguinho, USF Caetetuba e Rio Abaixo.

Além de se vacinar, outros cuidados devem ser tomados contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de Febre Amarela, Dengue, Chikungunya e Zika. Colocar areia nos pratinhos de planta; manter garrafas sempre viradas para baixo; guardar pneus em locais cobertos; jogar todo objeto que possa acumular água parada no lixo e verificar se a caixa d’água está bem fechada são as principais recomendações.

Outros locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos, como ralos, vasos sanitários de pouco uso, piscinas, calhas, bandejas de ar-condicionado e de geladeira, baldes, saquinhos plásticos, e lonas também devem ser checados.

Fonte:

Deixe seu comentário