Portal da Cidade Atibaia

Aedes aegypti

Continua em Atibaia busca de focos de reprodução do Aedes aegypti

Prefeitura está percorrendo bairros e vistoriando imóveis para levantamento de criadouros e definição de estratégias, como ações preventivas e combativas

Publicado em 13/04/2018 às 01:47

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

A Prefeitura da Estância de Atibaia está realizando uma avaliação para identificar focos de reprodução do Aedes aegypti e definir estratégias de prevenção e combate ao mosquito no município, já que ele é responsável pela transmissão de diversas doenças como a Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya.

A ação, intitulada “Avaliação de Densidade Larvária – ADL”, faz parte do Programa Nacional de Combate às Arboviroses, do Ministério da Saúde, e está programada para cinco áreas urbanizadas estabelecidas pela Secretaria de Saúde, com previsão de vistoria de 600 imóveis em cada região.

A Avaliação de Densidade Larvária consiste na amostragem de imóveis a serem vistoriados para a obtenção de informações objetivando o cálculo de índices de infestação do Aedes aegypti e dados sobre os recipientes encontrados. A partir do sorteio – por meio de sistema eletrônico – de quarteirões, os imóveis (residenciais e comerciais) são verificados em toda a área interna e externa, coletando-se separadamente amostras dos recipientes encontrados com larvas e listando os possíveis criadouros.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação é importante porque cada uma das cinco regiões analisadas conta com um perfil distinto e requer, portanto, abordagens diferentes e específicas para o controle do Aedes aegypti. Há áreas em que a maioria das residências têm piscinas; outras cujos imóveis registram muitos vasos de plantas; outras com grande incidência de materiais inservíveis; entre inúmeros exemplos.

A avaliação teve início na cidade nesta quinta-feira (12), pela área 1, que compreende os bairros: Jardim dos Pinheiros, Jardim Morumbi, Ressaca, Loanda, Jardim Itaperi, Nirvana Parque Residencial, Jardim Siriema, Vila Santista, Cidade Satélite, Samambaia Parque Residencial, Jardim São Nicolau, Vila Gardênia, Vila Thaís, Vila Junqueira, Centro, Vila Salles, Jardim Brasil, CTB, Ponte, Vila Carvalho, Parque dos Coqueiros e Jardim Terceiro Centenário.

Fonte:

Deixe seu comentário