Portal da Cidade Atibaia

informação

Campanha de vacinação contra gripe é ampliada para todas as idades em Atibaia

Vacina não imuniza contra o novo coronavírus, mas é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.

Publicado em 30/06/2020 às 23:21

(Foto: Imagem da Internet)

A campanha de vacinação contra o vírus influenza foi ampliada no Estado de São Paulo para pessoas de todas as idades a partir do dia 1º de julho com o objetivo de reduzir o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde. Em Atibaia, são 14 postos de vacinação espalhados pela cidade (confira lista mais abaixo), com horário de funcionamento das 7h às 16h.

A população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos e deverá levar a carteira de vacinação para atualizar as vacinas em atraso. Oficialmente, a campanha foi prorrogada até 24 de julho. A vacina é segura e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias, mas não imuniza contra o novo coronavírus. Autoridades de saúde, no entanto, destacam a importância de diminuir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses para minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio a pandemia de covid-19.

Antes da ampliação para todas as faixas etárias, a campanha contra gripe estava restrita a grupos prioritários: idosos, adultos de 55 a 59 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, gestantes, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas, professores, profissionais das áreas da saúde e da segurança pública, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte público.

Embora a imunização não esteja mais restrita aos grupos prioritários, é importante que seja ampliada a cobertura vacinal entre crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, pois os índices nestes públicos ainda são inferiores a 60% no Estado. De acordo com dados até a última semana da Secretaria Municipal de Saúde, Atibaia superou as metas em relação aos idosos e trabalhadores da saúde, vacinando 22.199 pessoas com mais de 60 anos e 5.029 profissionais dessa área, e esperava ampliar a meta nos grupos incluídos na terceira e quarta fases da campanha: crianças de 6 meses a menores de 6 anos – 6.939 doses aplicadas, 71% da meta atingida até o momento -, puérperas (166 doses e 65%), gestantes (883 e 57%) e adultos de 55 a 59 anos (1.974 e 31%).

Confira os postos de saúde com vacinação contra Influenza em Atibaia:

– UBS Centro – Rua Castro Faffe, 201 – Centro;

– UBS Alvinópolis – Rua Padre Feliciano Grande, 480 – Alvinópolis;

– UBS Ana Cecília Batista de Sá – Rua Ouro Preto, 700 – Flamenguinho;

– UBS Santa Clara – Av. Flávio Pires de Camargo, 1200 – Caetetuba;

– USF Cerejeiras – Rua Washington Luís, 180 – Jd. Cerejeiras;

– USF Ana Nery (USF Imperial) – Rua Pacaembu, S/N – Imperial;

– USF Majuca Macedo (UBS Portão) – Rua Antonio Cunha Leite, S/N – Portão;

– USF Itapetinga – Rua Gerânios, 25 – Retiro das Fontes;

– UBS Maracanã – Rua João Neto, 580 – Maracanã;

– USF Pompeu Vairo (Rio Abaixo) – Estrada do Mingu, S/N – Rio Abaixo;

– USF Boa Vista – Estrada Municipal Juca Sanches, S/N – Boa Vista;

– UBS Tanque – Estrada Velha de Bragança Paulista, 2450 – Tanque;

– USF Cachoeira – Estr. da Cachoeira, S/N – Cachoeira;

– UBS Herconides Martins de Oliveira – Estrada Hisaichi Takebayashi, 8000 – Usina

Fonte:

Deixe seu comentário