Portal da Cidade Atibaia

Prevenção

Atibaia inicia prevenção contra Escorpiões

A Vigilância Ambiental da Prefeitura também alerta que o escorpião não ataca, mas pode picar se for tocado.

Publicado em 08/01/2018 às 21:10

(Foto: Imagem Ilustrativa)

O clima quente desta época do ano, acompanhado das chuvas, que também acontecem mais vezes e em maior quantidade no verão, são fatores que colaboram para a proliferação de escorpiões.

Esses animais, da mesma família das aranhas, e que gostam de locais secos, podem se esconder dentro de casa, causando preocupação e alerta de seus moradores.

Se uma pessoa for picada, a orientação é a de que seja encaminhada imediatamente à Santa Casa de Atibaia.

Segundo a Divisão de Vigilância Ambiental de Atibaia, o escorpião, que pode viver por até 10 anos, alimenta-se principalmente de baratas, grilos e aranhas. Evitar a proliferação desses insetos, mantendo o ambiente limpo, é um dos primeiros passos para a prevenção.

Madeira velha, ferragens, tijolos e entulhos em geral, também devem ser evitados. A realização de uma dedetização contra baratas, realizada por empresa especializada, pode ser útil para evitar que um escorpião apareça.

A Vigilância Ambiental da Prefeitura também alerta que o escorpião não ataca, mas pode picar se for tocado. Como o escorpião tem hábitos noturnos e se movimenta rapidamente, podendo inclusive subir em paredes, uma outra recomendação é que as camas devem ser afastadas das paredes. Não deixar calçados no chão é uma boa precaução, assim como sacudir as roupas antes de vesti-las.

Como o escorpião normalmente tem acesso às residências pela rede de esgoto, os ralos da casa devem ser tampados quando não estiverem em uso. Cantos e frestas, como buracos nas paredes, teto ou portas, também devem ser eliminados.

A picada de um escorpião causa muita dor e pode representar sérios riscos à saúde, inclusive de morte. Em Atibaia, a Santa Casa da cidade é o ponto estratégico de referência para que um tratamento adequado seja instituído.

A Santa Casa de Atibaia fica na Praça Miguel Vairo, nº 104 – Centro. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia fica na Rua Bruno Sargiani, nº 100 – Vila Rica. Telefone: (11) 4414-2220.

Fonte:

Deixe seu comentário