Portal da Cidade Atibaia

atualização

Vale do Paraíba e região bragantina avançam à fase amarela do Plano SP

Governo irá divulgar reclassificação do Plano São Paulo nesta sexta-feira (7).

Publicado em 07/08/2020 às 01:45

G1 Vanguarda (Foto: Divulgação)

As cidades do Vale do Paraíba e região bragantina vão avançar à fase amarela do Plano São Paulo. O anúncio oficial será feito em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (7), em que será anunciada a reclassificação do Plano São Paulo. A medida vale a partir de segunda-feira (10).

Na fase laranja desde o início da flexibilização, as cidades do Vale do Paraíba estavam na expectativa pelo avanço à uma fase com mais liberações. Já a região bragantina, inserida na macrorregião de Campinas, segue com melhora na classificação do governo estadual.

Na fase amarela, por exemplo, é possível a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza. Apesar disso, ainda há normas que devem ser seguidas para evitar a aglomeração de pessoas.

Na quinta (6), o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, publicou um vídeo e afirmou que o Vale iria à fase amarela, mas o Estado não havia confirmado oficialmente.

O Governo Estadual tem divulgado a manutenção ou reclassificação das regiões no Plano São Paulo a cada duas semanas. Atualmente, o Vale do Paraíba e região bragantina estão na fase laranja, a segunda mais restritiva - atrás apenas da vermelha.

Polêmica da classificação

No dia 24 de julho, após o anúncio de manutenção na fase laranja no Vale do Paraíba, prefeitos da região anunciaram que iriam avançar para a fase amarela do Plano São Paulo. Cidades como São José dos Campos e Taubaté anunciaram a publicação de decretos que permitem a abertura de restaurantes, academias e salões de beleza.

A alegação era de que havia erro na tabulação dos dados por parte do Governo. Após reuniões com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, o Estado descartou o erro e a maioria das cidades voltou atrás na decisão. Com exceção de São José dos Campos, que só retornou à fase laranja após decisão judicial.

Classificação

A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes. Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região.

A regiões são avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).


Fonte:

Deixe seu comentário