Portal da Cidade Atibaia

região

Pesquisa apontou São José como um dos 13 polos de disseminação do coronavírus

Com taxa de isolamento abaixo de 50%, São José é ponto de risco de difusão do coronavírus, diz estudo.

Publicado em 09/04/2020 às 06:04

(Foto: Imagem da Internet)

São José dos Campos é uma das 13 cidades no estado de São Paulo classificadas como 'polo de disseminação' do coronavírus, segundo uma pesquisa da Unesp.

O estudo leva em conta a alta de casos desde o início dos registros no estado, a proximidade com a capital, corredores viários e a baixa adesão ao isolamento social. Em São José, a taxa de isolamento social é de 49%, segundo o levantamento.

A pesquisa foi feita por professores que fazem parte do Centro de Contingenciamento do Coronavírus no estado. A pesquisa visa observar a contenção do vírus nos pontos já com alta da doença e a possível disseminação a partir deles.

Além de São José dos Campos, o estudo apontou como polo São José do Rio Preto, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Santos, Ribeirão Preto, Sorocaba e Votuporanga.

Isolamento social

A pesquisa utilizou dados de mobilidade social medidos por celulares no Estado para avaliar a adesão ao isolamento social. Em parceria com uma empresa de telefonia, a pesquisa observou aparelhos com deslocamento de mais de 200 metros, o que mostra o não cumprimento da quarentena.

Em São José dos Campos, o índice de isolamento social é de 49%, menor que o estadual que é de 52%. O Estado aponta que o ideal é de ao menos 70%. 

O infectologista Carlos Fortaleza, parte do grupo de pesquisa, explica que a disseminação acontece de forma hierárquica, levando a doença das cidades maiores para as menores, que dependem dela por questões de infraestrutura e economia.

O especialista alerta que o risco da proliferação é a configuração das cidades em que uma população idosa maior, parte do grupo de risco, e a falta de infraestrutura hospitalar.

"Elas vão depender de São José dos Campos para serem atendidas, mas o deslocamento pode ser longo demais. É papel da cidade proteger os municípios menores", comenta.

Deslocamento do vírus

A pesquisa também observou a rota de disseminação. A capital é o epicentro da doença no estado. De acordo com geógrafo em saúde, Raul Guimarães, o mapa mostrou que, a partir de São Paulo, o registro de casos aparecem às margens de corredores viários.

No caso de São José dos Campos, a rota de disseminação do vírus é a via Dutra (veja o mapa abaixo).



"Toda a área às margens da Dutra no Vale do Paraíba tem um potencial muito grande de disseminação. Às vezes a pessoa pensa que por não ter nenhum caso no município dela, não tem problema. Mas a forte integração entre as cidades faz com que, quem passa por São José, por exemplo, leve o vírus para a sua cidade menor", explica.

Fonte:

Deixe seu comentário