Portal da Cidade Atibaia

Ambiental

Operação Huracan: Atibaia e outras cidades se mobilizam contra incêndios

O esforço concentrado visa minimizar impactos à saúde da população e preservar a vegetação local, com enfoque na região de Atibaia entre outras cidades

Publicado em 25/05/2023 às 14:10

Imagem da internet (Foto: Ilustrativa)

A Polícia Militar Ambiental, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), através do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), lançará esta semana a Operação Huracan em todo o estado. A iniciativa tem como principal objetivo prevenir o surgimento de focos de incêndio na vegetação, reduzindo assim os impactos negativos que tais ocorrências podem ter na saúde da população.

Com uma operação específica nas regiões de Campinas, Americana, Amparo, Jundiaí e Atibaia, a 1ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Ambiental será a responsável pelas ações de fiscalização e orientação no terreno.

Dentro do conjunto de medidas planejadas, está a orientação aos proprietários e produtores rurais sobre os passos necessários para a prevenção de incêndios, como a manutenção de aceiros nos canaviais. Além disso, planos de prevenção contra incêndios em áreas marginais a estradas, rodovias, ferrovias, zonas de amortecimento de unidades de conservação e outros pontos considerados vulneráveis também serão alvos da atenção preventiva das autoridades.

Inspirado na mitologia maia, o nome da operação, "Huracan", remete ao deus responsável por catástrofes naturais, relacionadas a elementos como vento, fogo e terra.

Este esforço conjunto da Polícia Ambiental não é apenas repressivo, mas também educativo. A campanha de educação ambiental nas redes sociais está sendo lançada em paralelo como uma ferramenta de conscientização da população, oferecendo alertas e informações valiosas para a prevenção de incêndios e a proteção do meio ambiente.

Fonte:

Deixe seu comentário