Portal da Cidade Atibaia

clima

Frente fria alivia calor em SP, mas por pouco tempo

O primeiro fim de semana da primavera foi marcado por forte aumento do calor em todo o estado de São Paulo.

Publicado em 29/09/2020 às 00:09

(Foto: Imagem ilustrativa para notícia)

Calor intenso e o deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, associada a um forte ciclone extratropical, formaram áreas de instabilidade que avançaram para o estado de São Paulo entre a tarde e noite do domingo, 27 de setembro, provocando pancadas de chuva em alguns locais. As pancadas de chuva ocorreram em no centro-sul e leste do estado, mas de forma isolada. Choveu em poucas áreas da cidade de São Paulo. 

Temperaturas em torno dos 40°C foram observadas no fim de semana na interior paulista e a cidade de São Paulo bateu o recorde de calor para este ano na tarde do domingo.

A frente fria que avança do Sul do Brasil passa pelo litoral de São Paulo no decorrer desta segunda-feira, 28 de setembro, e alivia o calorão por pouco tempo. O recorde de calor na capital poderá ser batido mais de uma vez ainda esta semana e o calor de 40°C será sentido outras vezes pelo interior.

Segunda-feira com pancadas de chuva em SP

Durante esta segunda-feira, 28 de setembro, a frente fria que avança pelo litoral de São Paulo e o calor formam nuvens carregadas em vários locais de todas as regiões do estado. Pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite na Grande São Paulo, no litoral e em várias áreas pelo interior do estado. Mas a chuva não será generalizada. O ar ainda fica bastante abafado no decorrer do dia.

Menos calor na capital

O aumento da nebulosidade, a chuva e a entrada de ventos frios, de origem polar, começam a aliviar o calor na cidade de São Paulo nesta segunda. Mas a maior diferença na temperatura será nesta próxima terça-feira, 29, quando a temperatura vai ficar amena o dia todo. Mas na quinta, o ar esquenta rapidamente e volta o calorão.

SP 40°C

O primeiro fim de semana da primavera foi marcado por forte aumento do calor em todo o estado de São Paulo. Tanto no sábado, 26, como no domingo, 27 de setembro, locais no oeste e norte do estado registraram temperaturas em torno dos 40°C.

Na capital, a tarde do dia 27 de setembro foi a mais quente do ano de 2020 até agora, com temperatura máxima de 34,9°C. O recorde anterior era de 34,1°C, em 12 de setembro

Confira as maiores temperaturas registradas pelo INMET -Instituto Nacional de Meteorologia - no estado de São Paulo nestes dois dias


Fonte:

Deixe seu comentário