Portal da Cidade Atibaia

região

Ford vai demitir 830 funcionários com fim das atividades em Taubaté

No país, serão mantidos apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo.

Publicado em 12/01/2021 às 07:35

Sindicato dos Metalúrgicos convocou assembleia com funcionários demitidos da Ford em Taubaté (Foto: Cláudia César/ Arquivo pessoal)

A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) o fechamento imediato da planta em Taubaté e o encerramento da produção no Brasil. A decisão implica na demissão de 830 funcionários na produção de motores e transmissões na cidade, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos.

Serão fechadas as fábricas em Taubaté, em Camaçari (BA) e em Horizonte (CE). No país, serão mantidos apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo.

Em comunicado, a marca diz que a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".

Em Taubaté, a montadora vinha passando por dificuldades e adotando medidas diante do cenário econômico, como paralisação da produção, redução de salários e jornadas e demissões.

O Sindicato dos Metalúrgicos convocou todos os trabalhadores para uma assembleia no pátio da empresa no fim da tarde desta segunda. A imprensa não pôde acompanhar. Uma nova assembleia foi marcada para a manhã desta terça-feira (12).

Em nota, a Prefeitura de Taubaté informou que lamenta o fechamento da planta da Ford na cidade, que vai dar o apoio necessário aos demitidos, mas ressaltou que vai buscar meios de atuação no caso.

"A atual gestão buscará, inclusive, uma reunião com o governador João Dória e o Sindicato, conjuntamente", diz trecho do comunicado.

No Twitter o governador de SP, João Doria (PSDB), lamentou as demissões.

Lamento decisão da Ford de encerrar sua produção de automóveis no Brasil. A medida afeta o fechamento de fábricas no Ceará, Bahia e SP. Foi decisão global da Ford Motors.

No Estado de SP, serão mantidos 700 trabalhadores em atividades no município de Tatuí e na Capital.

— January 11, 2021

Fonte:

Deixe seu comentário