Portal da Cidade Atibaia

quarentena

Cidades do Vale e região bragantina reabrem comércio em flexibilização

Cidades estabeleceram regras para retomada das atividades do comércio.

Publicado em 31/05/2020 às 23:10

As cidades do Vale do Paraíba e região bragantina reabrem nesta segunda-feira (1°) os comércios na flexibilização da quarentena anunciada pelo Estado de São Paulo. A região está na fase de controle do plano de retomada, representada pela cor laranja, que permite a reabertura de atividades com restrições.

Pelo modelo apresentado pelo governo estadual, podem ser retomadas atividades como comércio em geral, escritórios, imobiliárias e shoppings. Cabe a cada cidade definir quando, quais e como serão retomadas as atividades.

As cidades da região registraram 2.610 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) com 108 mortes a manhã desta segunda (1°).

Jacareí também estabeleceu regras para o funcionamento do comércio. Na cidade, foi adotado um horário diferenciado para as atividades para se evitar aglomerações.


Além das atividades do comércio, nesta segunda-feira os funcionários da Volkswagen, em Taubaté, e da Chery, em Jacareí, voltam ao trabalho após um período afastado das fábricas por causa da pandemia. As indústrias não têm restrições para funcionamento, mas devem adotar medidas de higienização.

Plano SP

O plano, denominado pelo governo como "retomada consciente", prevê cinco etapas. As regiões são classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.

O Vale do Paraíba e região bragantina se enquadram na cor laranja do novo modelo de quarentena do Estado, o que significa fase de controle, com eventuais liberações. A faixa permite abertura com restrições de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings.

A definição estabelece que setores da economia que desejam a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a Prefeitura. Caberá à gestão municipal definir quem e quando poderá reabrir.


A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes. Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região. O governo não revelou, no entanto, qual é o peso dado para cada indicador na definição das fases por região.

A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).

Fonte:

Deixe seu comentário