Portal da Cidade Atibaia

clima regional

Cidades da região devem ter mais um dia quente com temperatura próxima dos 40°C

Os meteorologistas informaram que a maior parte do dia será de sol e poucas nuvens, com temperaturas elevadas e grande sensação de calor.

Publicado em 01/10/2020 às 22:43

(Foto: Imagem ilustrativa para notícia)

O calor deve permanecer nas cidades do Vale do Paraíba e região bragantina e a temperatura deve ficar próxima dos 40°C nesta sexta-feira (2), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).

Os meteorologistas informaram que a maior parte do dia será de sol e poucas nuvens, com temperaturas elevadas e grande sensação de calor.

O Cptec alerta ainda para umidade abaixo dos 20% no Vale do Paraíba, considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Veja previsão de temperaturas máximas em cidades da região nesta sexta:

São José dos Campos: 38°C

Taubaté: 38°C

Aparecida: 39°C

Caraguatatuba: 39°C

Campos do Jordão: 31°C

Atibaia: 37°C

Calorão

Nesta quinta-feira (1°), Cachoeira Paulista teve o dia mais quente em seis anos nesta quinta-feira (1º) quando os termômetros registraram 39,3 ºC.

Guaratinguetá, Taubaté e São José dos Campos registraram máxima de 37 ºC. Em Taubaté foi o dia mais quente em três anos, já que os termômetros não registravam esse índice desde 2017.

De acordo com o Cptec, a falta de chuvas significativas diminui a umidade do ar, que em algumas cidades da região chegou a 21%, nível considerado preocupante.

Calor acima da média

De acordo com o Cptec, a umidade relativa do ar fica baixa e com o tempo seco até a sexta-feira (2). O motivo do calor é a massa de ar seco que está sobre a região.

Ainda de acordo com o centro de previsão, o mês de setembro todo teve temperaturas máximas com até 3°C acima da média histórica em máximas.

A previsão é de que no fim de semana uma frente fria se aproxime e volte a derrubar as temperaturas no fim de semana. A expectativa é de queda de até 10°C, com as máximas em 28°C.

Fonte:

Deixe seu comentário