Portal da Cidade Atibaia

região

Bragança planeja retomada do comércio a partir de junho com divisão por áreas

Veja detalhes das novas regras para os comerciantes da cidade a partir de junho.

Publicado em 24/05/2020 às 00:58

O prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid (DEM), planeja a retomada das atividades do comércio a partir de junho. Nesta semana, ele publicou um decreto que detalha a flexibilização do comércio com regras após 1º de junho.

Caso o isolamento social estadual seja prorrogado, ou os números de isolamento social da cidade piorem, o decreto poderá ser revisto.

Na lista das principais determinações está a divisão do comércio da cidade em zona vermelha e zona verde. A vermelha é com maior probabilidade de aglomeração de pessoas, com mais cuidados e regras. E a verde, com menor probabilidade de aglomeração e com mais liberdade (veja abaixo). 

A prefeitura também reforça que as determinações anteriores estão mantidas, como uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. A recomendação é para que crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes fiquem em casa.

"Precisamos diminuir os números, diminuir os riscos e de máxima precaução. Só assim conseguiremos a retomada após a quarentena", declarou o prefeito.

Bragança Paulista registrou, até a manhã deste sábado (23), 179 casos de coronavírus com 10 mortes.

Regras para todos os comércios

Na lista de regras para todos os comércios estão medidas rígidas de limpeza, principalmente em máquinas de cartão; Distanciamento físico com controle de acesso; Proibição da presença de pessoas dos grupos de risco; Uso obrigatório de máscaras; Utilização de EPIs por empregadores e empregados; Disponibilização de álcool em gel; Limpeza e desinfecção do ar-condicionado;Garantia de circulação do ar; Caixas e guichês com proteção.

Zona verde

Os comércios da zona verde estão localizados nos bairros e áreas não centrais. Pessoas autônomas, MEI e ME também se enquadram. Funcionamento permitido: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Zona vermelha

Os comércios da zona vermelha funcionarão em sistema de rodízio. Estão localizados nos seguintes endereços: Rua Coronel Teófilo Leme, Rua Coronel João Leme, Praça Raul Leme, Praça José Bonifácio, Rua Cândido Rodrigues, Rua Coronel Osório, Avenida Antônio Pires Pimentel, Avenida José Gomes da Rocha Leal, Rua Dona Carolina, Praça Luiz Apezzato, Rua João Franco, além de galerias.

Haverá sistema de rodízio de lojas, de acordo com suas categorias, para que cada setor fique aberto somente por três dias da semana. E fechado nos outros quatro. Nenhuma loja poderá funcionar por dois dias seguidos. Nenhum comércio será aberto aos domingos. 


Mais regras

Shopping: medição de temperatura e horário reduzido das 11h às 21h. Controle de acesso com redução do número de entradas. Permitido até 50% da ocupação do estacionamento. Disponibilização de álcool em gel nos corredores. Distância obrigatório de três degraus na escada rolante. Permitido até 40% da capacidade da praça de alimentação, com distância mínima de 2 metros entre as mesas. Limitação de duas pessoas nos elevadores. Cinema fechado. Área kids fechada. Serviço de empréstimo do carrinho de bebê não funciona.

Academias: Somente locais que promovam atividades individuais sem contato físico entre as pessoas. Horários de treinamentos pré-agendados. Limitação da quantidade de alunos. Limitação de 1 hora por aluno. Distanciamento de 2 metros entre cada aparelho. Higienização de pisos, portas, maçanetas e superfícies a cada 1 hora. Ambiente aberto e ventilado. Obrigatório uso de EPIs por funcionários e colaboradores. Uso obrigatório de máscaras, inclusive alunos. Desativação de bebedouros e catracas. Limpeza do solado na entrada e saída. Medição da temperatura de professores e alunos. Placa indicando número máximo de alunos permitido.

Restaurantes, pizzarias e padarias: Lotação máxima de até 40% da capacidade do estabelecimento, com distância mínima de 2 metros entre as mesas. Proibido self-service. Somente pratos e porções individuais. Álcool em gel em todas as mesas. Proibida venda de produtos nos balcões. Recomenda-se o uso de talheres e pratos descartáveis. Higienização das mesas após cada uso. Fixar placa com o número máximo de clientes permitido. Pagamentos direto no caixa. Área kids fechada. Proibição de shows ao vivo.

Igrejas e templos: Lotação máxima de 40% da capacidade do templo. Distância de 2 metros entre os bancos. Máscara obrigatória. Higienização das mãos obrigatória. O pão e o vinho devem estar embalados individualmente. Higienização contínua do templo. Ambiente aberto e ventilado. Uso obrigatório de EPIs por parte dos líderes religiosos e funcionários. Limpeza do solado na entrada e na saída. Medição de temperatura em todas as pessoas.

Clubes: Horário de funcionamento das 7h às 21h. Medição de temperatura. Equipe treinada para dispersão de aglomerações. Proibição de atividades coletivas esportivas, culturais e confraternizações.

Barreiras

Bragança Paulista também realiza até o dia 24, domingo, três barreiras sanitárias em pontos de entrada da cidade: Variante Farmacêutico Francisco de Toledo Leme (Variante do Taboão); Avenida Alberto Diniz; e Rodovia Padre Aldo Bollini. A secretária de Saúde, Marina de Fátima Oliveira, explica que há preocupação com a chegada de turistas por conta do feriado em São Paulo. Há orientação sobre precauções contra o novo coronavírus e também medição de temperatura.


Fonte:

Deixe seu comentário