Portal da Cidade Atibaia

região

Atibaia têm índice abaixo do mínimo necessário para relaxar isolamento

Governo de SP afirma que irá relaxar medidas de isolamento em cidades que tenham mais de 50% de adesão.

Publicado em 05/05/2020 às 23:52
Atualizado em

(Foto: Imagem da Internet)

São José dos Campos e Taubaté registraram na última segunda-feira (4), índices de isolamento abaixo do mínimo determinado pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB), para flexibilizar a quarentena. Na região bragantina, Bragança Paulista e Atibaia também ficaram abaixo do ideal.

De acordo com o governo estadual, nesta sexta-feira (8), serão anunciadas novas medidas no combate ao coronavírus. As cidades que apresentarem uma média de isolamento acima de 50% terão a quarentena flexibilizada. Nas cidades que não atingirem esta meta, não estão descartadas medidas mais rígidas.

Em entrevista ao Link Vanguarda, Marco Vinholi , secretário de Desenvolvimento do Estado, informou que será traçada uma média com os índices diários de isolamento. São José dos Campos, Taubaté, Bragança e Atibaia só têm demonstrado índices acima de 50% nos finais de semana e feriados.

"Os dados demonstram que o interior do Estado teve uma aceleração no crescimento. Cresceu quatro vezes mais, proporcional, do que na Capital. E nos preocupa a correlação direta entre o aumento dos casos e a redução do índice de isolamento", explicou.

Em São José, por exemplo, o índice no último domingo foi de 61%. Na quinta-feira, véspera do feriado de 1º de maio, no entanto, o número atingido foi 47%. Em Atibaia, na última segunda-feira, o índice foi de 46%.

"Vamos fazer uma média. Tudo está sendo considerado. Várias ponderações estão sendo colocadas, sempre em torno do isolamento. Estamos fazendo a análise no período de 15 dias, pois é possível ver o impacto nesses dias. Fundamentalmente, veremos também a taxa de óbitos e a quantidade de leitos", disse.

O governo do Estado divulga o índice de apenas 12 das 46 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina. Quatro ficaram abaixo e oito acima dos 50%.

Cidades abaixo de 50% de isolamento

São José dos Campos - 48%

Taubaté - 47%

Bragança Paulista - 46%

Atibaia - 46%

Cidades acima de 50% de isolamento

São Sebastião - 62%

Ubatuba - 60%

Lorena - 60%

Caçapava - 55%

Caraguatatuba - 55%

Pindamonhangaba - 54%

Guaratinguetá - 51%

Jacareí - 50%

Fonte:

Deixe seu comentário