Portal da Cidade Atibaia

Região

Atibaia está entre as cidades responsáveis por poluição de represa em Salto Gran

As prefeituras de Atibaia e Piracaia informaram que tomam providências para ampliar a coleta e tratamento de esgoto das cidades

Publicado em 28/09/2018 às 00:28

(Foto: EPTV)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fez um levantamento de todas as casas e chácaras que ficam perto de Salto Grande em Americana e apenas 5% lançam esgoto de forma irregular na represa. O local sofre com a poluição e excesso de aguapés desde o início deste ano.

Segundo este estudo, é um problema pequeno perto da quantidade de esgoto que outras cidades lançam no sistema hídrico, e que acaba se acumulando no local.

De acordo com a Cetesb, 11 cidades que estão no curso dos rios que desaguam na represa de Salto Grande ainda não coletam ou tratam o esgoto de forma correta. A Companhia inclusive anunciou que busca ações para ampliar a coleta e tratamento de esgoto em três deles: Atibaia, Nazaré Paulista e Piracaia. O Ministério Público acompanha o caso.

Sem resolver o lançamento de esgoto das outras cidades, o problema deve continuar. “Por hora nós aceitamos os paliativos mas, no final deste ano, eles vão concluir o estudo de um ano para apurar qual é a melhor técnica a ser empregada para erradicar as macrófitas [aguapés]”, diz Odair Dias, secretário de Meio Ambiente de Americana.

As prefeituras de Atibaia e Piracaia informaram que tomam providências para ampliar a coleta e tratamento de esgoto das cidades. Já a Prefeitura de Nazaré Paulista não deu resposta sobre a cobrança da Cetesb.

Fonte:

Deixe seu comentário