Portal da Cidade Atibaia

Prefeitura entrega obras de revitalização do “Escadão”, um dos cartões-postais de Atibaia

Publicado em 10/03/2017 às 08:10

Na noite de quarta-feira (8), a Prefeitura promoveu a entrega oficial das obras de revitalização de um dos cartões-postais de Atibaia, o “Escadão”.

A cerimônia simbólica aconteceu no próprio “Escadão” – localizado na Rua Voluntários de Mil Novecentos e Trinta e Dois (próximo ao Boulevard Takao Ono) – e contou com a presença do prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso; do vice-prefeito, Emil Ono; do secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Alcides Ribeiro; do presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano de Lima; entre outros secretários, vereadores, autoridades e membros da sociedade civil.

O “Escadão” é famoso por reunir painéis do artista Amilcar Rocha retratando as estações da Via Sacra (representação de Cristo a caminho do Calvário) e também é conhecido por oferecer aos pedestres uma via alternativa de ligação do Centro à região da Estância.

A revitalização realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, deixou o “Escadão” mais bonito, iluminado e com melhor acessibilidade. No local, houve a manutenção da escada existente e a criação de novos trechos de escadas, com implantação de corrimão, patamares e degraus compatíveis com as normas brasileiras de acessibilidade.

O “Escadão” agora também conta com postes de iluminação e balizadores (luminárias embutidas) instalados ao longo de todo o trajeto. Além disso, o projeto de revitalização ainda contemplou melhorias no sistema de drenagem e tratamento paisagístico com plantio de arbustos e forrações.

Durante a solenidade, o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente lembrou que, considerando as limitações impostas pelas condições topográficas do local, a obra atendeu ao seu objetivo de modernizar, revitalizar e, principalmente, garantir melhor acessibilidade ao “Escadão”.

O prefeito salientou que a revitalização feita pela Prefeitura foi a maior intervenção já realizada no “Escadão” desde a sua construção. Segundo ele, as melhorias implantadas são fundamentais para que o local possa receber, com mais conforto, segurança e qualidade, munícipes e eventuais turistas que utilizem ou visitem esse espaço.

O chefe do Executivo ainda lembrou que embora o país enfrente um momento econômico delicado, com muitos municípios passando por contenção de despesas, em Atibaia a Prefeitura tem conseguido manter os investimentos propostos e o cronograma de obras e serviços, que seguem em andamento por toda a cidade.

Ao final da cerimônia, as autoridades e munícipes presentes ainda tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações do “Escadão” e prestigiar as 14 estações da Via Sacra expostas no local.

A revitalização do “Escadão” foi realizada com investimentos da Casa Civil (Governo Estadual) e recursos próprios da Prefeitura da Estância de Atibaia.

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário