Portal da Cidade Atibaia

Saae Atibaia prepara canteiro de obras da nova estação de tratamento de água

Unidade ampliará a capacidade de tratamento de água em Atibaia

Publicado em 11/12/2017 às 06:36

Quem passa pela região onde se encontra o complexo da sede da Saae, no Centro, pode observar uma série de tapumes. Trata-se do canteiro de obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. A Prefeitura da Estância de Atibaia e a Saae já estão preparando a área onde será construída a nova ETA Central, que irá quase dobrar a capacidade de tratamento de água na cidade e modernizar o sistema atual.

O espaço destinado à nova ETA Central fica na Praça Roberto Gomes Pedrosa – área pertencente à Saae (conforme Decreto nº 8.181/17, que discrimina os bens imóveis transferidos ao serviço autônomo de água e esgoto pelo Decreto n° 987/74) – portanto faz parte do terreno onde já se encontra o reservatório de distribuição de água e demais equipamentos.

No local, já foram iniciados a limpeza do terreno e os preparativos para desvio de tubulação. Ao longo desta semana também está foi realizada, na área interna da Saae, toda a sondagem necessária para as obras. Em seguida, será feita a programação para remanejamento de rede e, paralelamente, o início da escavação da área para a construção.

A nova ETA Central trabalhará com uma vazão de 700 litros por segundo, o que representa praticamente o dobro da capacidade de tratamento atual (de 400 l/s). A obra conta com um investimento de mais de R$ 30 milhões e foi licitada no final de 2013.

De acordo com a Saae, foram necessárias adequações no projeto para atender à nova realidade apresentada no Rio Atibaia, o que também exigiu nova análise do agente técnico/financeiro do projeto, a Caixa Econômica Federal, antes de que as obras pudessem ser reiniciadas.

Fonte:

Deixe seu comentário