Portal da Cidade Atibaia

Esporte da mente

Conheça mais sobre as Olimpíadas de Esportes Mentais

.

Publicado em 19/08/2020 às 04:33

Os Jogos Olímpicos acontecem a cada quatro anos há mais de um século e sua popularidade é ampla no mundo todo, com centenas de milhões de espectadores a cada evento realizado nas mais diversas modalidades. Poucas pessoas sabem, porém, que também existe uma variação dos Jogos Olímpicos, mas voltadas para os chamados esportes da mente. 

Chamada de Mind Sports Olympiad (MSO), os Jogos são realizados anualmente desde 1997 e tradicionalmente sediados em Londres, a capital inglesa.

As modalidades das Olimpíadas de Esportes Mentais

O carro-chefe das Olimpíadas de Esportes Mentais nos últimos anos tem sido o poker, modalidade que é considerada um esporte da mente já há algum tempo e a mais popular entre aquelas que estão presentes no evento — também vale citar que o poker é muito conhecido no Brasil e também em Atibaia.

No entanto, além do poker, que é a modalidade mais famosa de todas dos jogos, o torneio também conta com a presença de outras variações, como por exemplo xadrez, damas e muitos outros.

Parte do que torna esse evento requisitado e prestigiado entre os competidores é a sua alta gama de competições disponíveis para os jogadores e a lista é constantemente atualizada — como Settlers of Catan, 7 Wonders, Dominion, Magic the Gathering e vários outros. Para este ano, as Olimpíadas de Esportes Mentais estão sendo disputadas entre os dias 1 a 30 de agosto, sendo que há competições em praticamente durante todos os dias e com a agenda lotada de eventos realizados.

Competições peculiares disputadas nos Jogos

As Olimpíadas de Esportes Mentais também é um momento para descontração e entretenimento, visto que nem todas as competições são ortodoxas ou tradicionais.

Como se trata de uma série de eventos em que o objetivo é testar o conhecimento lógico dos competidores, os organizadores também são passíveis a implementar ideias pouco convencionais, mas que são divertidas.

Quando as competições são realizadas em um local físico, geralmente em Londres, existe o Diving Chess, modalidade em que o jogador precisa jogar xadrez no fundo de uma piscina — dessa maneira, eles precisam segurar a respiração enquanto fazem jogadas no tabuleiro.

Nenhum brasileiro já foi campeão geral das Olímpiadas de Esportes Mentais

A maior honraria que m jogador pode conseguir nas Olímpiadas de Esportes Mentais é vencer o pentamind, que é um ranking formado através do coeficiente do jogador em cinco competições diferentes.

Para se qualificar ao ranking pentamind, o jogador precisa disputar pelo menos cinco eventos e pode ser qualquer um dos disponíveis na competição. O resultado somado de sua participação nesses eventos gera um ranking total baseado na versatilidade da pessoa.

Desde 1997, nenhum brasileiro jamais conquistou o ranking geral do pentamind — assim como nenhum sul-americano ou estadunidense. Normalmente os campeões são europeus.

Demis Hassabis, a lenda das Olímpiadas de Esportes Mentais


Nenhum atleta desses esportes da mente conquistou tanto sucesso na competição como Demis Hassabis, com cinco títulos do pentamind. Ele obteve uma hegemonia espetacular entre os anos de 1998 a 2001, quando foi tetracampeão consecutivo da competição.

Em 2002, o italiano Dario de Toffoli tirou o domínio de Demis, mas por pouco tempo, visto que o inglês retomou a coroa de grande campeão do pentamind em 2003.

Uma das mentes mais brilhantes da Inglaterra, Demis é um neurocientista, engenheiro de videogames e empreendedor. O seu QI é considerado como um dos mais altos da Europa e ele é cofundador da empresa de inteligência artificial DeepMind Technologies.

Domínio inglês nas Olímpiadas de Esportes Mentais

A dominância histórica de Demis no início do milênio é um reflexo de como a Inglaterra é dominante nesse tipo de competição e amplamente conhecida como país de maior sucesso no torneio.

De todos os campeões do pentamind desde 1997, 14 edições foram conquistadas pelos ingleses. Além de Demis, outro jogador que tem conseguido sucesso constante no evento é Ankush Khandelwal, inglês que já venceu o pentamind em três ocasiões diferentes — sendo o atual bicampeão.

Com uma hegemonia a ser respeitada, é possível que a Inglaterra continue como o país que domina as Olímpiadas de Esportes Mentais.


Fonte:

Deixe seu comentário