Portal da Cidade Atibaia

esportes

Atibaia receberá oficina de badminton pela primeira vez

OSC Nova Cati oferecerá oficina de badminton no Ginásio Rolando Rolli.

Publicado em 25/10/2019 às 05:54

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, Atibaia receberá uma oficina gratuita de badminton oferecida pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Nova Cati com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. O evento acontecerá no Ginásio Rolando Rolli, das 9h às 15h, de forma gratuita. Não há restrições de idade e qualquer pessoa pode participar.

A oficina é organizada pelo Prof. Guilherme Moreno, da OSC Nova Cati, e conta com a ajuda dos professores Alexandre Santiago e Eduardo Luz, do Projeto Juquery Badminton, que já realizou trabalhos em Mairiporã, Caieiras e Francisco Morato e foi criado com o intuito de difundir o esporte na região.

O badminton é um esporte criado na Inglaterra no século XIX, inspirado no Poona, praticado na Índia. O nome está relacionado com o local onde foi jogado pela primeira vez, a Badminton House, propriedade do Duque de Beaufort’s.

Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton, atualmente chamada de Federação Mundial de Badminton (Badminton World Federation – BWF, em inglês), hoje com 130 países membros. No Brasil, o órgão responsável é a Confederação Brasileira de Badminton.

Em 1992, o badminton estreou nas Olimpíadas de Barcelona, ampliando o número de praticantes em todo o mundo. Em 1995 a modalidade foi incluída nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e consolidou a sua presença na América. Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil ganhou a sua primeira medalha no badminton com os atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo, que conquistaram bronze na categoria de dupla masculina.

Em Atibaia, será a primeira vez que o badminton receberá uma oficina dedicada a sua prática. A modalidade pode ser disputada de forma individual ou em duplas. Os atletas utilizam raquetes específicas para rebater uma peteca que pode chegar a 400 km/h, em uma quadra de 5,18 metros de largura por 13,40 metros de comprimento (em jogos de dupla, a largura aumenta para 6,10 metros), dividida ao meio por uma rede.

Fonte:

Deixe seu comentário