Portal da Cidade Atibaia

Atibaia

Programa A Voz do Mestre: prioridade para a saúde vocal de professores

Entre as ações a serem desenvolvidas está o atendimento fonoaudiológico de professores que apresentarem problemas na voz.

Publicado em 29/05/2019 às 00:58

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Lançado nesta terça-feira (28), o Programa A Voz do Mestre, foi especialmente organizado e desenvolvido em atenção a saúde vocal dos professores da rede municipal de ensino.

O CIEM recebeu a palestra “Cuidando da voz do Professor”, ministrada pelo Grupo de Fonoaudiologia do Setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Atibaia. Mais de 100 profissionais da educação estiveram presentes para receber orientações sobre os cuidados com a voz.

O Programa que abrange palestras para orientar professores sobre o uso correto da voz, também vai trabalhar técnicas e exercícios para prevenir problemas nas cordas vocais.

E indo além da prevenção, o atendimento fonoaudiológico será realizado de forma individual ou em grupo, conforme a necessidade, para os professores que apresentarem sintomas de problemas na voz. Uma cartilha está em desenvolvimento pela equipe técnica do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE).

Com a preocupação em promover a saúde vocal dos professores da rede municipal de ensino, o Programa A Voz do Mestre, visa trabalhar o problema de alteração vocal que afeta mais de 63% dos docentes em âmbito nacional, conforme pesquisa realizada em 2010 pelo Sindicato dos Professores de São Paulo, em parceria com o Centro de Estudos da Voz.


 

Fonte:

Deixe seu comentário