Portal da Cidade Atibaia

educação

Educação Municipal se reinventa para manter alunos focados

Esforço mútuo da Secretaria de Educação, gestores, coordenadores, professores e comunidade escolar garante rotina de aprendizado em meio a pandemia;

Publicado em 04/08/2020 às 23:57

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

A pandemia do novo Coronavírus trouxe uma série de desafios a todos os setores e rotinas da sociedade. Impactada diretamente pelo isolamento social, as atividades educacionais demandaram adaptação tecnológica e pedagógica para todos os segmentos envolvidos no processo de ensino. Neste sentido, a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, não tem medido esforços para manter a maior proximidade possível entre a escola e a comunidade escolar, além da busca incessante em prover e manter a qualidade do ensino municipal, referência em educação para todo o país.

Atores decisivos neste processo, os professores estão em constante aprimoramento dos conteúdos, buscando a melhor forma pedagógica para o aprendizado dos alunos e com um acompanhamento bastante efetivo às atividades remotas propostas.

Na Educação Infantil os professores são os responsáveis pela elaboração das vivências, acompanham as famílias através dos grupos de Whatsapp, ligações telefônicas e até e-mails. Monitoram as atividades remotas e gravam vídeos e áudios com músicas e contação de histórias inserindo os pequenos na rotina antes presencial de cada sala de aula.

Para o Ensino Fundamental os professores elaboram as Sequências Didáticas, assim como pelo planejamento das atividades e elaboração de relatório reflexivo semanal para a tomada de decisões, mudanças de estratégias ou manutenção destas para o atendimento dos alunos.

Também realizam atualizações no Monitoramento das Atividades Remotas e plantões semanais para a interação com os alunos e familiares, buscando sanar possíveis dúvidas e contribuir para a evolução do quadro de aprendizagem. Muitos têm reinventado suas práticas pedagógicas ao elaborar vídeo aulas, gravarem contações de histórias, abrirem canais no YouTube e perfis no Instagram, promovendo a cultura digital como importante estratégia para o desenvolvimento do protagonismo dos alunos.

Ainda, fazem parte da rotina de todos os professores os HTPCs (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), desenvolvidos pelos Professores Coordenadores, bem como as formações agendadas pela Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação. Os estudos variados para reflexões e contribuições que objetiva a construção do Currículo Municipal seguem sendo realizados.

Recentemente, teve início a formação do Projeto Compasso, para o Ensino Fundamental, a fim de promover o pleno desenvolvimento de competências sócioemocionais nos professores e alunos, buscando que ambos se sintam fortalecidos, especialmente nesse momento de distanciamento social.

Fonte:

Deixe seu comentário