Portal da Cidade Atibaia

cidade

Cursos de capacitação profissional à distância formam as primeiras turmas

Utilizando ferramentas virtuais, as 10 primeiras turmas dos cursos de capacitação a distância oferecidos pela Prefeitura formam mais de 200 alunos.

Publicado em 11/08/2020 às 22:01

(Foto: Imagem da Internet)

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

De repente, a pandemia chegou e mudou tudo. Mudou a maneira como nos relacionamos, estudamos, trabalhamos e nos divertimos. Não tem sido fácil, mas da crise têm nascido múltiplos esforços de reinvenção que procuram utilizar criatividade e tecnologia para construir alternativas e fazer frente aos desafios da atualidade. Esse foi o caminho trilhado pela Coordenadoria de Emprego e Renda, que durante a pandemia continuou a promover os cursos gratuitos de capacitação profissional nos ambientes virtuais de aprendizagem e agora está prestes a entregar mais de 200 certificados aos alunos que concluíram os 5 cursos que foram oferecidos.

A primeira edição na modalidade on-line do Programa CapacitAção teve uma grande procura quando foram abertas as inscrições, o que levou a Coordenadoria de Emprego e Renda a ampliar as vagas inicialmente ofertadas nos cursos de cuidador familiar, salgados, panificação, foto e vídeo com celular para fins comerciais e Home Office – O desafio de trabalhar em casa. Turmas extras foram abertas para os cursos mais procurados, e todos aconteceram no ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom.

Todo o conteúdo dos cursos foi disponibilizado pela plataforma virtual em vídeo aulas, lives, apostilas, atividades e exercícios que eram publicados de acordo com o cronograma do curso, estabelecido pelo professor, mas ofereciam ao aluno a possibilidade de flexibilizar a sua rotina de estudos conforme fosse conveniente. O aplicativo WhatsApp também foi utilizado para facilitar a interação e o esclarecimento de dúvidas tanto em relação ao conteúdo do curso quanto à utilização das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem, mas as atividades desenvolvidas pelos alunos foram entregues e avaliadas pela plataforma virtual.

Em breve, os 205 alunos que chegaram ao fim desta primeira jornada de cursos on-line receberão seus certificados de conclusão e o sucesso desta primeira edição foi tão grande que a Coordenadoria de Emprego e Renda pretende abrir nas próximas semanas mais 375 vagas. Devido à grande procura, os cursos que já foram oferecidos terão novas turmas, mas também serão oferecidos cursos novos como atendente de farmácia, técnicas artesanais em feltro, horta em casa, bolos da vovó, marketing digital e gestão de projetos sociais.

Fonte:

Deixe seu comentário