Portal da Cidade Atibaia

cultura

Projeto Jornada Literária irá contar com autores renomados em Atibaia

Jornada Literária segue com inúmeras atividades em Atibaia e é a principal ação do Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber.

Publicado em 16/10/2019 às 08:05

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

O projeto é realizado pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação e recebeu o Prêmio de Município Leitor, disputado com mais de 400 cidades. O projeto é realizado pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação e recebeu o Prêmio de Município Leitor, disputado com mais de 400 cidades.

A Jornada Literária está em sua sétima edição e é o principal evento do Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber, desenvolvido ao longo dos 200 dias letivos pelos educadores. O evento estimula e incentiva os alunos à leitura e à escrita, promovendo a evolução da aprendizagem das crianças, comprovada pelos índices das avaliação municipais e nacionais.

A ação disponibiliza uma programação completa com diversas atividades e já contou com a presença de muitos autores ao longo dos sete anos, entre eles: Ziraldo, Mário Sergio Cortella, Cesar Nunes, Arthur Gomes de Morais, Therezinha Rios, entre outros. Neste ano, a Jornada contará com a presença de autores renomados:

16 de outubro

Palestra direcionada aos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, com a palestrante Alessandra Roscoe, jornalista, escritora e coordenadora do Uniduniler Todas as Letras — Festival Itinerante de Leitur, que realiza desde 2013 ações de leitura com bebês, idosos e pessoas com necessidades especiais. Já publicou mais de 30 livros.

17 de outubro

Palestra direcionada aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, com Jonas Ribeiro, formado em Língua e Literatura Portuguesa. Entre seus livros publicados, destacam-se: Palavra de filho; Silencio de filha; Alfabético; Os bolos gigantes; Uma ilha a mil milhas daqui; entre outros.

18 de outubro

Palestra direcionada aos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, com o escritor, tradutor e jornalista Leonardo Antunes Cunha. Leonardo é graduado em jornalismo e publicidade, pós-graduado em Literatura Infantil, mestre em Ciência da Informação e doutor em Cinema.

20 de outubro

Serão realizadas atividades abertas ao público, iniciadas pelo depósito dos livros, às 14; teatro às 15h e em seguida acontecerá a troca de livros.

21 de outubro

Palestra direcionada aos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, com Tino Freitas, escritor, músico, jornalista e também mediador de leitura do projeto Roedores de Livros. Entre suas obras estão Os invisíveis e Três porquinhos de porcelana.

22 de outubro

Palestra formativa para os educadores, com o tema “Felicidade e Sucesso na Educação dos Alunos”. O palestrante será Leo Fraiman, especialista em psciologia educacional e mestre em psciologia educacional e do desenvolvimento humano.

22 e 23 de outubro

Palestra direcionada aos alunos do Infantil 5, com o músico e escritor James Misse. No ano de 2000 publicou seu primeiro livro/CD “Bolinhas de Sabão” e depois publicou obras como: O Terceiro Ouvido; Dia de Sol; Música dos Bichos; Medo no Escuro; O Melhor Presente; Mamãe; entre outros.

24 de outubro

Será realizada uma atividade para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e funcionários com a presença do autor Alexandre Rampazo. Alexandre é formado em design, se dedica à produção literária, ilustrando e escrevendo, e tem cerca de 50 livros publicados com suas histórias e/ou desenhos.

O início da Jornada Literária foi no dia 1 de outubro e o término será no dia 8 de novembro. Para conferir a programação completa e obter mais informações acesse a matéria completa aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário