Portal da Cidade Atibaia

Atibaia

Museu Municipal de Atibaia acaba de entrar para o Cadastro Estadual de Museus

Qualificação facilita pesquisa e busca de informações por pesquisadores, estudantes e interessados em museologia.

Publicado em 06/09/2018 às 06:14

(Foto: Museu Municipal de Atibaia)

O Museu Municipal João Batista Conti, da Prefeitura de Atibaia, acaba de ser incluído no Cadastro Estadual de Museus, pertencente ao Sistema Estadual de Museus do Governo do Estado de São Paulo.

Agora, depois de um processo de qualificação, o museu de Atibaia passa a fazer parte da ferramenta que objetiva sistematizar informações sobre as condições técnicas e padrões normativos do setor em território paulista, facilitando a pesquisa e a busca de informações por pesquisadores, estudantes e interessados em museologia. O Museu João Batista Conti recebe cerca de 10 mil visitas ao ano e tem, atualmente, 8752 peças no acervo.  

No acervo podem ser encontradas peças e documentos que remontam ao Brasil Colonial, Império e República, distribuídos em sete salas e um saguão principal. Obras de acessibilidade e reparos nas janelas e no telhado do prédio histórico também estão previstas no planejamento de manutenção da Prefeitura, em parceria com o ITEC, para a reforma do espaço cultural.  

 No local há uma biblioteca histórica para pesquisa, com documentos, atas da Câmara, acervo fotográfico e exemplares dos principais jornais da cidade desde a década de 1950.

O prédio (com paredes de taipa de pilão e pau-a-pique) foi construído em 1836 para ser, simultaneamente, Casa de Câmara e Cadeia de Atibaia, funcionando assim até 1953. Passou por um processo de restauração, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, a partir de 1961, começou a abrigar o Museu Municipal.

Recebeu o nome de João Batista Conti em homenagem ao benemérito cidadão que, ao longo de sua vida, reuniu vários objetos históricos que deram início ao acervo, além de obras escritas sobre a história da cidade. No dia 1º de setembro é comemorado o aniversário de nascimento do idealizador e patrono do museu.

O museu fica na Praça Bento Paes, no Centro de Atibaia. A visitação é gratuita e pode ser realizada de terça-feira a domingo, das 11h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone (11) 4412-7153 ou pelo e-mail museu@atibaia.sp.gov.br .

Fonte:

Deixe seu comentário