Portal da Cidade Atibaia

cultura

Instituto Educar Brasil lança Ciclo da Leitura Virtual em Atibaia

O Ciclo da Leitura é um projeto de incentivo à leitura criado pelo Instituto Educar Brasil em 2016.

Publicado em 18/06/2020 às 00:14

(Foto: Instituto Educar Brasil)

O Instituto Educar Brasil lançou essa semana o Ciclo da Leitura Virtual, site que oferece livros usados gratuitos para a população de Atibaia. Cada morador pode escolher pelo site www.ciclodaleitura.com.br  um livro usado gratuito. A entrega é feita pelo Educar, sem custo algum.

No primeiro ano, o Ciclo da Leitura aconteceu aos sábados, em uma barraca na feira do Alvinópolis. A partir de 2017, tornou-se itinerante, e a barraca de livros usados gratuitos era levada para diferentes bairros de Atibaia e também para cidades da região.

Em 2020, o Ciclo da Leitura em Atibaia ficou diferente. O Instituto Educar Brasil adquiriu um ônibus e montou uma biblioteca móvel. A cada sábado, o ônibus parava em um bairro e as pessoas podiam trocar livros ou escolher um livro usado gratuito para levar para casa.

 Professor Rodrigo Parras, presidente do Instituto Educar Brasil, explica que com a pandemia do novo coronavírus, o Ciclo da Leitura nos bairros precisou ser suspenso. “Foi criado então o site para funcionar no período de pandemia e todo morador de Atibaia poderá escolher um livro usado gratuito. Entregaremos gratuitamente no endereço indicado pela pessoa, com toda a segurança”, conta Professor Rodrigo. O presidente do Educar lembra que as entregas são somente para Atibaia e cada pessoa pode escolher um livro usado gratuito.

“A regra é a mesma do Ciclo da Leitura nos bairros. A limitação de um livro por pessoa é para que todos possam ter acesso ao projeto”, diz o presidente do Educar.

O Instituto Educar Brasil ressalta que o projeto Ciclo da Leitura não cobra nada pelos livros. São todos gratuitos. Mas como foi preciso usar um sistema de loja online para oferecer os livros, o sistema obriga a colocar um preço simbólico. “Não conseguimos colocar peço zero no sistema de loja online, por isso o preço simbólico. Mas as pessoas não devem pagar pelo livro. Para resolver essa situação, criamos um código promocional”, ressalta Professor Rodrigo.

Quando a pessoa coloca o livro escolhido no carrinho de compra, tem uma opção de “insira código promocional”. Nesse campo, a pessoa deve escrever a palavra GRATUITO. No próprio site tem um vídeo tutorial explicando como colocar o código.

O projeto virtual será temporário. Assim que for possível retomar o Ciclo da Leitura no ônibus que tem a biblioteca móvel, não haverá mais o serviço de entrega em casa.


Fonte:

Deixe seu comentário