Portal da Cidade Atibaia

Governo do Estado cancela edição do Revelando São Paulo “Entre Serras e Águas” em Atibaia em 2017

Cancelamento ocorreu por limitações financeiras do Governo Estadual

Publicado em 22/12/2016 às 00:40

Em ofício encaminhado pela Secretaria de Estado da Cultura à Prefeitura da Estância de Atibaia, o Governo do Estado comunicou que, por falta de recursos financeiros, não realizará as edições do Revelando São Paulo “Entre Serras e Águas”, em Atibaia, do “Vale do Ribeira”, em Iguape, e do “Vale do Paraíba”, em São José dos Campos, no ano de 2017.

 

As edições regionais do Revelando São Paulo sempre foram uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura, da ONG Abaçaí Cultura e Arte e do município sede do evento, no caso as cidades de Atibaia, Iguape e São José dos Campos.

 

Em Atibaia, até 2016 foram realizadas nove edições do Revelando São Paulo “Entre Serras e Águas”. Além disso, o município participou de quase todas as edições do Revelando São Paulo em outros municípios em seus mais de 20 anos de existência. Em diversas oportunidades, Atibaia pôde expor a sua Casa Caipira e o artesanato de raiz, fez homenagem à Casa Rosa de Atibaia, apresentou seus grupos culturais e revelou o famoso Virado de Ervilhas, prato tradicional da zona rural da cidade.

 

“Embora fosse um evento de grande repercussão e número de público, o Revelando, como o nome já diz, sempre revelou aos participantes as mais diversas manifestações e tradições do interior paulista, todas ricamente preservadas pelo Estado de São Paulo. O artesanato de raiz sempre ditou as regras para a participação dos municípios com o que de mais autêntico ainda existe, elaborado por mãos criativas com os mais diversos materiais. Na gastronomia, destacavam-se receitas transmitidas de geração em geração, com os modos de fazer e o aproveitamento do que existe interior afora, com uma grande dose de tempero, generosidade e carinho”, resume a gerente de Folclore e Cultura Popular da Prefeitura da Estância de Atibaia.

 

“A ONG Abaçaí, que idealizou e realizou todas as edições do Revelando até 2016, sempre ressaltou que o Programa Revelando não era apenas um evento, mas sim uma trajetória e um aprendizado, tanto para aqueles que participavam como expositores ou grupos, quanto para aqueles que visitavam”, lembrou. “Além do evento, as rodas de conversa com os mais diversos temas, as reuniões, as palestras e o acompanhamento dos grupos por todo o ano deu sempre grande visibilidade para a tradição popular no Estado de São Paulo”, complementou.

 

O secretário de Cultura e Eventos de Atibaia salienta que “o município sempre recebeu o Revelando de braços abertos, enaltecendo todos que valorizam a cultura paulista tradicional e respeitam os costumes que fazem parte de nossa identidade e que formam a nossa diversidade”, afirmou. “A história de Atibaia é marcada pela religiosidade e pelo respeito às tradições culturais, e o Revelando promovia e valorizava essa nossa memória, então somos muito gratos por esses anos de parceria tão produtiva”, concluiu o secretário.

 

 

A Prefeitura da Estância de Atibaia informa que continua disponível para o receber o evento, bem como seus participantes e público, caso o Governo do Estado volte a promover o Revelando São Paulo nos municípios do interior paulista.

Fonte:

Deixe seu comentário