Portal da Cidade Atibaia

cidade

Atibaia é semifinalista de competição mundial de tecnologia

Technovation Girls Brasil desafia jovens garotas em todo o mundo a resolver problemas de suas comunidades por meio da tecnologia.

Publicado em 18/06/2020 às 07:18
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Atibaia já pode se orgulhar de mais uma iniciativa alinhada com questões importantes para o desenvolvimento da sociedade, como o uso inteligente de tecnologias nas cidades e o empoderamento feminino.

Isso porque a equipe Girls in charge, formada por alunas de dez anos da Escola Municipal Profª. Maria Helena Faria Ferraz, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, é uma das classificadas para a semifinal da Technovation Girls Brasil 2020, competição que anualmente desafia jovens garotas ao redor do mundo a aprender e aplicar habilidades necessárias para resolver problemas diversos por meio da tecnologia.

O Brasil está sendo representado na competição, em sua décima primeira edição, por 11 equipes, sendo seis na categoria Sênior e cinco na categoria Júnior. A equipe de Atibaia faz parte da categoria Júnior – que desafia meninas entre 10 a 18 anos a criar desenvolver e lançar um aplicativo de celular que resolva problemas em suas comunidades – e ao lado das outras quatro equipes nacionais está nas semifinais com delegações de mais 21 países.

O aplicativo desenvolvido pela equipe de Atibaia é o World in Words, direcionado a cegos e/ou deficientes visuais, com o objetivo de ampliar sua acessibilidade auxiliando-os a conhecer lugares por meio de audiodescrições feitas por voluntários videntes. O cego e/ou deficiente visual pode escolher o idioma e a audiodescrição do local que deseja conhecer, seja por pontos mais próximos ou por um endereço especificado. Caso não encontre o local desejado, o usuário pode indicar sua necessidade como sugestão a voluntários videntes, e ainda pode avaliar a audiodescrição após ouvi-la.

A equipe de Atibaia, Girls in charge, é formada pelas estudantes Ana Clara Souza Barbosa, Beatriz Squinelo Veloso Braga, Evelyn Nicole Barcic, Liah Moraes de Souza e Maria Paula Barros Navarro Barbosa, orientadas pelas mentoras Prof.ª Me. Talita de Paula Cypriano de Souza e Prof.ª Dra. Elisandra Aparecida Alves da Silva. Em Atibaia, a proposta inicial previa que a iniciativa fosse desenvolvida em outras escolas do município, mas em função da pandemia de Coronavírus não foi possível reunir os estudantes e ampliar as atividades neste momento.

O Technovation Girls é um programa do Technovation, organização americana sem fins lucrativos, e a ONG Instituto Paramitas representa o programa no Brasil.

Fonte:

Deixe seu comentário