Portal da Cidade Atibaia

Acontece em Atibaia a Semana da Consciência Negra

Celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra acontece entre os dias 13 e 20 de novembro

Publicado em 09/11/2017 às 06:14

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado durante toda a semana em Atibaia. A partir da próxima segunda-feira, dia 13, até o dia 20, a Prefeitura realiza diversas atrações voltadas à discussão e valorização da comunidade e da cultura negra na cidade, com palestra, exposições, apresentações culturais e shows.

Durante a Semana da Consciência Negra, a população poderá participar de debate sobre a história afro-brasileira, oficina, apresentações musicais, de dança e shows que abordarão diversos temas ligados a cultura afro na cidade e no Brasil.

O dia 20 de novembro foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra pois foi neste dia, em 1695, que o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, morreu em combate contra a escravidão dos negros no período do Brasil Colônia.

Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. O Dia Nacional da Consciência Negra é um momento de reflexão sobre a importância e valorização da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira, já que os negros africanos colaboraram para a formação da história do país em diversos segmentos, como político, social, gastronômico e religioso.

Confira a programação completa clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário