Portal da Cidade Atibaia

atualização

Região avança para Fase Amarela, mas Atibaia continua com regras próprias

Medidas em vigor na cidade desde o dia 3 de agosto continuam valendo, com funcionamento escalonado do comércio e ampliação do horário de atendimento;

Publicado em 07/08/2020 às 05:44

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Nesta sexta-feira (7) o Governo do Estado anunciou o avanço da Divisão Regional de Saúde de Campinas, da qual Atibaia faz parte, para a Fase Amarela do Plano São Paulo. A modificação para a fase menos restritiva do plano de flexibilização estadual, no entanto, não altera o protocolo próprio adotado pela Prefeitura, que determinou novas regras de funcionamento para o comércio da cidade por meio do decreto 9.268, publicado em 31 de julho, em vigor desde o último dia 3.

A administração municipal autorizou que os estabelecimentos comerciais voltem a funcionar todos os dias, mas com horários ampliados e diferentes para cada segmento, a fim de evitar aglomerações. Além de do funcionamento escalonado e da ampliação do horário, os estabelecimentos devem respeitar o determinado pelos protocolos sanitários específicos de cada atividade, sendo obrigatórios o uso de máscara, a disponibilização de álcool em gel, a limitação da capacidade, entre outras determinações.

De acordo com o último decreto, as Microempresas Individuais – MEIs, Empresas de Pequeno Porte – EPPs e Microempresas podem funcionar das 7h às 17h e as grandes lojas de departamento têm permissão de funcionamento das 10h às 20h. O setor de serviços pode atender das 9h às 18h, com exceção de salão de beleza, barbearias e similares, que podem funcionar apenas de quarta a sábado.

Bares, restaurantes e similares permanecem autorizados a funcionar de segunda a quinta-feira com atendimento ao cliente mediante entrega de embalagem para viagem, pessoalmente ou pelo sistema “drive-thru”, e de sexta-feira a domingo podem abrir para consumo no local até às 22h, desde que com o limite máximo de 30% de sua capacidade. Lembrando que para aderir ao protocolo de flexibilização e reabrir com 30% da capacidade, os bares e restaurantes devem assinar termo de responsabilidade no qual se comprometem a cumprir todos os protocolos exigidos para garantir a saúde e segurança de clientes e colaboradores.

Quanto às academias de ginástica, podem funcionar com todos os protocolos de saúde já definidos, e as atividades em quadras desportivas de gramado sintético e quadras de tênis podem ser realizadas, exceto as instaladas em clubes multidisciplinares e afins. Atividades religiosas podem acontecer presencialmente somente de sexta-feira, sábado e domingo, ficando restritas a transmissões on-line nos outros dias da semana.

Em constante vigilância e análise da curva epidêmica no município e demais indicadores relacionados ao Coronavírus, a Administração Municipal optou por manter as ações de flexibilização que já haviam sido colocadas em prática para possibilitar a recuperação gradual e cautelosa das atividades econômicas. Entretanto essa flexibilização depende do comportamento da curva epidêmica no município e as regras podem ser alteradas caso seja avaliada a necessidade de adoção de regras mais ou menos rígidas. O momento ainda é de cautela e a orientação é para que a população evite as aglomerações, tomando os devidos cuidados quando for necessário sair de casa.

Fonte:

Deixe seu comentário