Portal da Cidade Atibaia

informação

Produção de morango em Atibaia é prejudicada pelo clima

Excesso de chuvas atrasou o plantio e queda na produção chegou a um milhão de pés.

Publicado em 31/08/2020 às 21:23

(Foto: Imagem da Internet)

Os produtores de morango de São Paulo devem produzir menos nesta safra, prejudicados pelo clima.

Em Atibaia, cidade a cerca de 70 quilômetros da capital paulista, o excesso de chuva na época de preparação do solo atrasou o plantio e a colheita do morango.

A cidade é uma das principais produtoras da fruta no estado.

A queda na produção na região chegou a um milhão de pés, resultando em uma redução de 25% na comparação com 2019.

Porém, o objetivo é colher 3 mil toneladas da fruta neste ano. Além do clima, a pandemia também afetou os produtores da cidade. 

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia e a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu costumam ajudar no faturamento do fim das safras, já que há venda direta para consumidores, mas não devem acontecer em 2020.

O ano marcaria a 40ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia e a organização estimava que 100 mil pessoas visitassem o evento e que 80 toneladas de morangos fossem vendidas.

Para tentar contornar esse problema, os produtores recorrem aos chamados "atravessadores", que compram o morango nas propriedades e revendem em grandes centros de distribuição.

Porém, o faturamento cai: uma caixa que seria vendida a R$ 15 nas festas, é vendida a R$ 9 para os atravessadores.

A safra do morango em São Paulo termina no fim de setembro e a pandemia também pode afetar a produção seguinte, já que as mudas importadas estão com a entrega atrasada. O planejamento para o próximo ano começa entre setembro e outubro.

Fonte:

Deixe seu comentário