Portal da Cidade Atibaia

informação

Prefeitura realiza medidas preventivas de combate às enchentes na cidade

Apesar das fortes chuvas, trabalho de prevenção ajuda para que Atibaia não tenha registrado ocorrências graves;

Publicado em 20/01/2021 às 23:31

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

No temporal de quarta-feira, dia 13 de janeiro, Atibaia registrou índice pluviométrico de 76 mm, o equivalente a ¼ do que era esperado para o mês. Associada às fortes chuvas que aconteceram nos dias anteriores, a tempestade provocou o transbordamento do Rio Atibaia, causando transtornos em diversas regiões da cidade. Embora o volume das chuvas seja tão grande quanto nos outros anos, a Defesa Civil não registrou nenhuma família desabrigada ou desalojada, tendo sido determinante para esse resultado o trabalho de prevenção a enchentes realizado pela Secretaria de Serviços, por meio da Zeladoria Municipal, e pela Secretaria de Obras Públicas.

As medidas preventivas executadas pela Zeladoria envolvem o escoamento das águas em rios e córregos do município e são realizadas nas regiões mais suscetíveis aos danos causados pelas chuvas, de acordo com cronograma previamente estabelecido pela Administração Municipal. A limpeza de bueiros, intensificada no segundo semestre do ano passado, promove a retirada manual de resíduos e hidrojato nas tubulações pluviais e, combinada à limpeza dos córregos, o desassoreamento de lagos e os reparos em pontes e tubulações pluviais, garante a drenagem das águas provenientes das chuvas, facilitando a vazão nas galerias e contribuindo para minimizar os impactos dos altos índices pluviométricos que normalmente são registrados nessa época do ano.

Reforçando esse trabalho, desde 2013, a Secretaria de Obras vem executando ações de combate às enchentes em diversas regiões da cidade. No Jardim Brasil, foi construído um muro de pedras na extensão lateral da Rua Gaspar Camargo, criando um obstáculo que bloqueia a entrada das águas de chuva no bairro. Além disso, foi construída uma galeria com aduelas de concreto para vazão rápida na saída do bairro sentido Rio Atibaia, passando pelo Estoril. No Parque das Nações, foi realizado um desvio diagonal no final do córrego da Av. Brasília, evitando assim que as águas do córrego se encontrem com o rio de uma mareira direta, o que retarda tempo de extravasamento do córrego.


Fonte:

Deixe seu comentário