Portal da Cidade Atibaia

Atibaia

Prefeitura de Atibaia premia alunos que obtiveram conquistas na 22ª OBA

Estudantes de Atibaia quebraram recorde de medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2019.

Publicado em 13/11/2019 às 21:55

(Foto: Imagem Ilustrativa)

A Prefeitura da Estância de Atibaia realizou, na sexta-feira (8), uma cerimônia de premiação em homenagem aos alunos da rede municipal de ensino que conquistaram 64 medalhas na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, realizada em prova única em todo o país em maio deste ano.

Durante a premiação, realizada no Radio Observatório Pierre Kaufmann, a Prefeitura entregou aos alunos as medalhas enviadas pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB e pela Agência Espacial Brasileira – AEB, além de um livro de literatura infantil.

Os estudantes de Atibaia concorreram nos níveis 1 e 2 e conquistaram oito medalhas de ouro, 25 de prata e 31 de bronze na etapa nacional, totalizando 64 medalhas. Para se ter uma ideia da importância do resultado alcançado este ano, em 2018 o município havia somado um total de 22 medalhas na OBA.

A Olimpíada

A OBA tem como objetivo despertar e alimentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica. A olimpíada também promove a difusão de conhecimentos entre alunos, professores, coordenadores, diretores, pais, escolas e instituições voltadas às ciências e atividades aeroespaciais.

A iniciativa é aberta a escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de participantes. Podem realizar a prova desde alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio.

De acordo com a Secretaria de Educação, a promoção de uma olimpíada que aborde a astronomia é de fundamental importância para os estudantes, já que a astronomia é uma das ciências mais primitivas da humanidade, trazendo consigo a premissa básica da observação do céu, e ainda assim é pouco explorada no cotidiano dos seres humanos. Conforme a Pasta, a OBA é uma olimpíada que acontece desde 1998 e que fomenta a astronomia das séries iniciais até o final da Educação Básica.

Ainda segundo a Secretaria, as olimpíadas científicas representam a porta de entrada para a construção do conhecimento científico do país e são tão relevantes que instituições como a Universidade de São Paulo – USP e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP reservaram vagas para alunos medalhistas em olimpíadas de conhecimento.

Fonte:

Deixe seu comentário