Portal da Cidade Atibaia

Educação

Prefeitura de Atibaia conclui reformas em 16 escolas e creches

contrato para manutenção de prédios públicos foi firmado em 2017

Publicado em 19/03/2018 às 22:03

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

A Prefeitura da Estância de Atibaia concluiu uma série de intervenções e melhorias em unidades escolares em diversas regiões da cidade. O Poder Executivo mantém um contrato (Ata de Registro de Preços) para manutenção de prédios públicos que contemplou a reforma e reparação de 16 unidades do município, entre escolas e creches. Nesta primeira etapa do contrato, o investimento total foi de R$ 2 milhões e, segundo a Secretaria de Educação, na próxima fase haverá novos investimentos, estimados em mais de R$ 1 milhão, para complementação dos serviços em algumas unidades e novas reformas em outras.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas receberam intervenções: a EM Prof. Waldemar Bastos Bühler; o Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM; o Centro de Formação de Professores e o Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional – CAADE (ambos no complexo do CIEM); a EM Profª Maria de Paula Posso; a Creche Aracy Salles Pereira; a EM Therezinha Sirera; a EM Prof. Francisco da Silveira Bueno; a EM Profª Walda Paolinetti Lozasso; a EM Profª. Maria José Cintra dos Santos; a EM Educador Paulo Freire; a EM Prefeito Gilberto Sant’Anna; a EM Profª. Serafina de Luca Cherfen; a CEI Judith Graciano; a Creche Diretora Zilda Aparecida Silveira; e a Creche Mãe Natureza, unidades I e II.

A secretária de Educação, Márcia Bernardes, salienta que a Prefeitura promove um monitoramento constante das unidades, verificando as condições de cada local e levantando todas as demandas para indicação à Secretaria de Obras Públicas. “A manutenção periódica das escolas e creches garante benefícios para todos que frequentam as unidades: estudantes, profissionais e comunidade. São intervenções que influenciam positivamente na qualidade do ensino no município e visam garantir que toda a estrutura da rede municipal seja revitalizada e aprimorada”, ressalta.Algumas unidades contaram com intervenções amplas, como pintura externa e interna, troca de piso e reparos em telhados e coberturas, como por exemplo das quadras, casos das escolas Waldemar B. Bühler, Maria J. C. dos Santos, Paulo Freire e Gilberto Sant’Anna, e da piscina interna do CIEM. Já outras unidades receberam serviços como revisão de elétrica e hidráulica, esquadrias, fechamento, itens de acessibilidade e segurança, entre inúmeros outros.

A previsão é de que na próxima fase do contrato a Prefeitura emita novas solicitações, com novos investimentos, para intervenções como: reforma geral da quadra da EM Educador Paulo Freire; pintura da diretoria e da secretaria, revisão hidráulica, na EM Maria de Paula Posso; reforma do telhado e pintura na EM Prof.ª Maria Helena Faria Ferraz; reforma dos toldos, calçamentos e muro da EM Prof. Waldemar Bastos Buhler; reforma da quadra da EM Prof.ª Maria José Cintra dos Santos; serviços de pintura, elétrica, piso e hidráulica na EM Walda Paolinetti Lozasso; pintura e manutenção da Creche Aparecida Pinheiro Maturana; e revisão elétrica na EM Estudante Nelson José Pedroso; entre outros.

O contrato para manutenção de prédios públicos foi firmado em 2017 – em setembro, com validade de 12 meses – e faz parte de um novo modelo para a execução de reformas adotado pela Prefeitura, com contratações periódicas de prestação de serviços gerais de manutenção preventiva, corretiva, reparações, adaptações e modificações em prédios próprios, locados e/ou conveniados, com fornecimento de materiais e mão de obra especializada. No período entre 2015 e 2016, durante a vigência do primeiro contrato, 30 unidades escolares já haviam sido reformadas pela Prefeitura.

Fonte:

Deixe seu comentário