Portal da Cidade Atibaia

cidade

Prefeitura de Atibaia atualiza Plano de Contingência para emergências

Estratégia é agilizar monitoramento, alerta e resposta a desastres relacionados a inundações e deslizamentos de grande impacto.

Publicado em 02/12/2020 às 02:30

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

A Prefeitura da Estância de Atibaia reeditou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos, hidrológicos ou meteorológicos no município. Essa é a 5ª edição do plano, sendo o primeiro do ano de 2013.

A estratégia é agilizar os aspectos referentes ao monitoramento, alerta, alarme e resposta a situações de emergências, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes.

No plano, a Defesa Civil especificou cenários de risco para alagamentos em diversos bairros e loteamentos de Atibaia, com resumo histórico, fatores contribuintes, evolução e possibilidade de monitoramento e alerta, resultados estimados e componentes críticos de cada local. Todas as Secretarias e Coordenadorias da Administração Municipal e a SAAE – Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia – estão envolvidas no projeto de ação.

Devido ao excesso de chuvas, Atibaia sofreu com inundações de grande porte durante os verões de 2009, 2010, 2011, 2013, 2016 e 2017. No ano de 2016, além dos problemas relacionados às chuvas, o município foi atingido por um tornado que devastou a comunidade 3 Pistas, no bairro do Tanque, sendo declarada situação de emergência nestes eventos. O município também enfrentou e enfrenta problemas com deslizamentos de pequeno porte, em sua maioria causados por intervenções humanas realizadas sem os devidos critérios técnicos.

Fonte:

Deixe seu comentário