Portal da Cidade Atibaia

cidade

Plantio de ipês junto à ciclovia de Atibaia celebra Dia Nacional do Voluntariado

Iniciativa do Fundo Social de Solidariedade acontecerá em 29 de agosto, a partir das 8h, em trecho da ciclovia na entrada do Jardim dos Pinheiros.

Publicado em 13/08/2020 às 02:31

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Pode parecer que não, mas andar de bike e promover a solidariedade têm muito em comum: além de garantir o próprio bem-estar, também é possível ajudar a melhorar a comunidade em que se vive. A bicicleta, substituindo o automóvel, contribui com a natureza e a mobilidade urbana; enquanto a solidariedade sempre leva esperança a quem mais precisa.

Pensando nisso, o Fundo Social de Solidariedade realiza, no próximo dia 29 de agosto, uma ação aberta à população, com foco em ciclistas, em celebração ao Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto. A Prefeitura realizará um plantio de cerca de 120 mudas de ipês, amarelos e brancos, junto à ciclovia de Atibaia, concluída recentemente no trecho entre a entrada do Jardim dos Pinheiros e o bairro Ressaca.

A iniciativa acontecerá a partir das 8h, na região da entrada do Jardim dos Pinheiros, e a proposta é embelezar ainda mais Atibaia, especialmente nesta área da cidade, muito utilizada pelos praticantes do “pedal” em função da nova ciclovia. Além disso, a ação busca mostrar a força e o poder de transformação da solidariedade e de se tornar um voluntário, ressaltando que a disposição individual e a mobilização coletiva podem ser responsáveis por inúmeros benefícios para uma cidade e sua população.

O plantio também integrará as ações da Secretaria de Agricultura – que desde 2017 mantém o Programa Atibaia Florida, com o objetivo de levar mais beleza a diversos pontos do município – e conta ainda com a parceria da Coordenadoria Especial de Meio Ambiente da Prefeitura.

Segundo o Fundo Social de Solidariedade – FSS, o plantio por meio de uma ação voluntária promove integração e participação cidadã, criando o sentimento de proteção e pertencimento em relação aos espaços públicos. Além disso, conforme o FSS, o voluntariado pode ser considerado um ato de reciprocidade, uma vez que proporciona retornos positivos – como o sentimento de satisfação, por exemplo – tanto a quem recebe a ação quanto a quem a pratica (destinando um pouco do seu tempo em prol de uma causa nobre).

O Fundo Social também lembra que para participar da ação é imprescindível que os interessados sigam as regras e medidas de prevenção ao Coronavírus, como uso de máscara e demais cuidados necessários para evitar a disseminação da Covid-19.

Fonte:

Deixe seu comentário