Portal da Cidade Atibaia

cidade

Moradores de rua recebem atendimento e orientações sobre Coronavírus

Em meio à pandemia de COVID-19, Programa Vida Nova aborda pessoas em situação de rua oferecendo acolhimento e orientação.

Publicado em 22/03/2020 às 04:39

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Nestes tempos de pandemia de Coronavírus, as recomendações para prevenção são repassadas a todo o momento: “Fiquem em suas casas! Lavem bem as mãos! Usem álcool em gel!” Mas e as pessoas que moram nas ruas?

Preocupada em amparar e proteger essa população bastante vulnerável, a equipe do Programa Vida Nova, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, intensificou o trabalho de abordagem, que tem procurado ajudar e orientar as pessoas em situação de rua sobre as formas de evitar a disseminação da doença e convencê-las a aceitar acolhimento.

Sempre por meio do diálogo e do tratamento humanizado, a abordagem social acontece todos os dias, tanto durante o dia quanto à noite, e busca convencer as pessoas em situação de vulnerabilidade social a sair das ruas e aceitar a ajuda e o acolhimento oferecidos pela rede de serviços assistenciais da Prefeitura.

Todos estão sendo orientados quanto às formas de prevenção da COVID-19 e, aqueles que consentem, são encaminhados às entidades de apoio como o Centro POP ou a Casa de Passagem.

A Casa de Passagem intensificou todas as rotinas de higiene e, como medida preventiva, está acomodando os novos acolhimentos em um espaço separado. Além de moradia e cuidados de higiene pessoal, a Casa oferece alimentação, guarda de pertences, provisão de documentação, atendimento psicossocial e, em parceria com a Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal, abrigo para os animais de estimação.

É importante ressaltar que a melhor maneira de ajudar as pessoas em situação de rua é promover a reinserção na sociedade, possibilitando uma vida com mais qualidade e dignidade.

Doar alimentos e cobertores ou dar esmolas acaba por incentiva-las a permanecer nas ruas. Assim, caso se depare com pessoas em situação de rua, contate as equipes de abordagem social pelo telefone (11) 4415-2274 (atendimento 24 horas).

Fonte:

Deixe seu comentário