Portal da Cidade Atibaia

Atibaia

Laboratório Municipal recebe certificação pelo sétimo ano consecutivo em Atibaia

Desde 2013 equipamento mantido pela Prefeitura é reconhecido pelo desempenho excelente na área de saúde.

Postado em 15/01/2020 às 13:46 |

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Pelo sétimo ano consecutivo o Laboratório Municipal de Atibaia recebeu, por meio do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o certificado de desempenho excelente nas determinações das amostras-controle dos ensaios de proficiência analisados, um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área de saúde e à qualidade dos exames realizados na unidade.

Localizado na Praça Santo Antônio, nº 110, no bairro Alvinópolis, anexo à Unidade Sumico Ono, o Laboratório Municipal atende à rede de saúde da cidade há mais de 30 anos.

Ao longo dos últimos sete anos o laboratório vem participando desse programa de controle de qualidade externo, que envia amostras para análise e avaliação da qualidade analítica e resulta na acreditação do sistema de gestão de qualidade nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Imunologia Básica, Parasitologia Básica e Urinálise Básica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Laboratório Municipal realiza mais de 200 tipos de exames, com uma média de 40 mil análises por mês, que levam, no máximo, cinco dias para retornarem às unidades de saúde (aquelas que possuem internet fazem o acesso online dos resultados no mesmo dia da coleta e, em alguns casos, até mesmo em poucas horas).

Já os exames realizados por meio dos laboratórios de apoio HUSF, IAL e outros, de média e alta complexidade (hormônios e sorologias), levam no máximo dez dias para retornarem até a unidade requisitante.

Conforme a Secretaria de Saúde, o Laboratório Municipal conta com gerente, cinco farmacêuticos/bioquímicos, quatro técnicos de laboratório e quatro auxiliares de laboratório, além de um recepcionista, quatro funcionários administrativos e uma funcionária de limpeza. O município tem 21 unidades de coleta e motoristas que transportam o material dessas unidades até o laboratório.

Vale ressaltar que o PNCQ é um controle externo de qualidade obrigatório previsto pela RDC 302/2005 da Anvisa e é também um elemento fundamental para garantia da qualidade de um laboratório clínico moderno.


Fonte:

Deixe seu comentário