Portal da Cidade Atibaia

informação

Estações Elevatórias de Esgoto em Atibaia utilizam monitoramento remoto

Tecnologia auxilia no funcionamento dos equipamentos e evita falhas no sistema.

Publicado em 11/10/2020 às 22:43

(Foto: Divulgação)

A Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá e responsável pelos serviços de esgotamento sanitário na cidade, implantou nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) um sistema de monitoramento remoto que permite o acompanhamento em tempo real da operação que envia, a cada 3 segundos, informações a um sistema supervisório na ETE Estoril que possibilita a visualização de dados como: o funcionamento das bombas, níveis de esgoto no poço e o fornecimento de energia elétrica na estação.

De acordo com a empresa, o equipamento é capaz de identificar qualquer anormalidade durante a operação da elevatória e permite a solução, de forma remota e digital, evitando assim falhas inesperadas ou uma eventual parada da elevatória. Esse sistema de monitoramento remoto implantado nas elevatórias de Atibaia, prioriza a adoção de tecnologias e equipamentos robustos e modernos em todas as unidades operacionais, além de proporcionar análises dos sistemas de bombeamento em tempo real o que viabiliza estudos sobre eficiência energética e melhoria de performance.

Para Indiara Guasti, gerente operacional da Atibaia Saneamento, a tecnologia evita o deslocamento de uma equipe especializada até o local, tornando o gerenciamento mais eficaz e produtivo.

“Otimizamos em grande escala o envio de equipe de eletromecânica até as elevatórias, pois a maioria das manobras necessárias são feitas com um clique, o que nos possibilita diminuir significativamente o tempo de resposta, além do melhor aproveitamento do tempo das nossas equipes. Também possibilita a redução do consumo de gasolina, já que as equipes não precisam mais se deslocar ao local da elevatória e, consequentemente, reduz a emissão de gás carbônico, reforçando o DNA Iguá no qual Sustentabilidade é a base”, contou a gerente.


Fonte:

Deixe seu comentário