Portal da Cidade Atibaia

cidade

Escolas da rede municipal adaptam rotina de estudos durante a pandemia

Recursos como vídeo chamada, mensagens e vídeos por WhatsApp são utilizados pelos educadores para apoiar e acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Postado em 31/07/2020 às 00:44

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

A pandemia de COVID-19 alterou radicalmente as nossas vidas, acelerando a transformação digital que torna as tecnologias de comunicação cada vez mais presentes nas nossas rotinas, mediando as interações de trabalho, estudo e até mesmo diversão. Procurando se adaptar a essa nova realidade e continuar garantindo a excelência e equidade que marcam o ensino em Atibaia, a Secretaria Municipal de Educação vem adotando uma série de estratégias para fortalecer os vínculos entre alunos, pais e educadores, de forma a orientar, apoiar e acompanhar o desenvolvimento das atividades e vivências pedagógicas a distância que são propostas semanalmente.

As escolas permanecem fechadas, mas as salas de aula organizadas nos grupos de WhatsApp estão totalmente abertas, oferecendo orientação, apoio e esclarecimento de dúvidas. É por meio delas que os professores da turma (polivalente, de arte e de educação física) interagem com pais e alunos, enviando pelo aplicativo atividades em PDF, vídeos e áudios explicativos, acompanhando e corrigindo o desenvolvimento das atividades pedagógicas por vídeo chamadas, fotos, mensagens e vídeos.

Aos alunos com deficiência, são oferecidas atividades flexibilizadas na plataforma digital Ipads, com acompanhamento dos professores de Atendimento Educacional Especializado pelos grupos das salas de aula no WhatsApp. Todos esses recursos também têm sido utilizados pelos educadores para orientar as famílias e apoiar as adaptações de atividades dos alunos que necessitam de outros suportes para a evolução da aprendizagem tais como vivências concretas, libras e braile.

Essa utilização das tecnologias de comunicação para manter conectada a comunidade escolar tem possibilitado aos educadores acompanhar o desenvolvimento das atividades e vivências pedagógicas que são propostas semanalmente e é com base nessas interações que será calculada a frequência e realizadas as avaliações de final de semestre. A avaliação dos dois bimestres iniciais será registrada em uma plataforma desenvolvida pela Secretaria de Educação, na qual os professores atribuirão menções aos alunos de acordo com critérios estabelecidos e depois de um Conselho de Ciclo/Ano.

Em relação aos pequenos da Educação Infantil (creche e pré-escola), a Secretaria de Educação informa que não será possível realizar nenhum tipo de avaliação no encerramento do 1º semestre, dado que o principal instrumento que o educador possui para avaliar o processo de construção do conhecimento é a observação, prejudicada em diversos aspectos devido à suspensão das aulas presenciais. Enquanto elas não são retomadas, a recomendação da Secretaria é para que as famílias continuem incentivando as crianças a participar das atividades, propiciando uma rotina de estudos e assegurando o desenvolvimento do seu aprendizado neste período crítico e cheio de incertezas que vivemos.

Fonte:

Deixe seu comentário