Portal da Cidade Atibaia

clima

Defesa Civil Estadual alerta para forte calor em SP

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu novo alerta em razão da forte onda de calor.

Postado em 12/09/2019 às 15:09 |

(Foto: Imagem Ilustrativa)

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu novo alerta em razão da forte onda de calor que atinge o Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (12).

As temperaturas máximas devem oscilar entre 35ºC e 39ºC, nas regiões de Bauru, Barretos, Rio Preto, Ribeirão Preto e Presidente Prudente. Na Região Metropolitana, São José dos Campos e Campinas a previsão é de máxima de até 35ºC. Em Atibaia, os termômetros poderão marcar até 36º, de acordo com o site Climatempo.

O calor e a baixa umidade favorecem ocorrência de doenças  respiratórias, irritação dos olhos, sangramento no nariz, além do ressecamento dos lábios.

As recomendações em dias de temperaturas altas e tempo seco são:

– Evite fazer exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia (entre 11h e 17h);

– Permaneça em locais protegidos do sol;

– Evite sair ao ar livre sem proteção solar;

– Use soro fisiológico nos olhos e narinas;

– Umidifique o ambiente.

Mesmo quem evita ficar exposto ao sol nos horários mais intensos pode estar sob o radar dos raios UVA e UVB. É importante manter o corpo hidratado, principalmente nos períodos de maior intensidade solar. Os cuidados devem ser tomados por pessoas de todas as idades, em especial crianças e idosos.

“A desidratação ocorre quando a perda de água corporal não é reposta adequadamente”, explica o médico Alysson Moraes Souza, que atua no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) “Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”, unidade da Secretaria da Saúde, localizada no bairro de Heliópolis, zona Sul da capital.

Outros cuidados:


– Beba muita água;

– Use filtro solar;

– Use hidratantes corporais;

– Evite banhos muito quentes;

– Evite ambientes com ar condicionado.

Fonte:

Deixe seu comentário