Portal da Cidade Atibaia

informação

Defesa Civil alerta sobre transbordamento do Rio Atibaia

Cidade registrou 76 mm de precipitação no temporal de ontem; Índice representa ¼ das chuvas esperadas para o mês de janeiro

Publicado em 14/01/2021 às 00:12

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

O temporal de ontem (13), associado às fortes chuvas dos últimos 3 dias, provocou o transbordamento do Rio Atibaia, causando inundações e enchentes nos bairros do Guaxinduva, Parque das Nações, Jardim Kanimar e Caetetuba. Apenas ontem, durante um período de 8 horas, foi registrado índice pluviométrico de 76 mm, o equivalente a ¼ do que era esperado para o mês de janeiro. As chuvas intensas também provocaram quedas de árvores e deslizamentos nos bairros do Tanque, Boa Vista e Cachoeira. Apesar dos transtornos causados pelo temporal em diversos pontos da cidade, a Defesa Civil informa que não houve ocorrências de feridos, desabrigados e desalojados.

A Defesa Civil alerta a população que vive nas áreas ribeirinhas para o risco de novas inundações, pois ainda são esperadas chuvas fortes nos próximos dias, ainda que não com a mesma intensidade da que aconteceu ontem. Como o nível do rio ainda deve subir mais nas próximas 48h, a Defesa Civil orienta para que as pessoas acompanhem com mais frequência as atualizações da previsão do tempo e se protejam de eventuais impactos decorrentes de tempo severo.

A Prefeitura conta um Plano de Contingência preparado, com equipes de sobreaviso para prestar serviços de socorro e recuperação em caso de necessidade. A Defesa Civil, responsável por coordenar e supervisionar as ações de resposta a emergências e desastres relacionados a eventos naturais, continuará o trabalho de monitoramento do nível do rio Atibaia e dos índices pluviométricos, atendendo a emergências pelos telefones 199, 4402-7414 e 4411-5108. O atendimento funciona 24 horas.

Fonte:

Deixe seu comentário