Portal da Cidade Atibaia

Mudança

Central de Nutrição de Atibaia muda para USF Cerejeiras a partir de hoje (22)

Mudança ocorre de acordo com resolução da Anvisa para garantir acesso a alimentos especiais.

Publicado em 22/05/2023 às 17:24

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

A partir desta segunda-feira, 22 de maio, a Central de Nutrição da Prefeitura deAtibaia estará atendendo em um novo local. A mudança foi necessária para cumprir a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e garantir o acesso a alimentos especiais com ingestão controlada de nutrientes. O novo endereço de atendimento será na Unidade de Saúde da Família (USF) Cerejeiras, situada na Avenida Washington Luiz, nº 180, no bairro Cerejeiras.

A Central de Nutrição é um serviço essencial mantido pela Secretaria de Saúde do município, que tem como objetivo viabilizar o acesso a alimentos especiais para pessoas que necessitam de uma ingestão controlada de nutrientes. Até a última sexta-feira, 19 de maio, o atendimento era realizado no prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizado na Rua Jurandir da Cunha Lobo, s/n, no bairro Vila Nova Aclimação.

De acordo com a resolução da Anvisa, a Terapia Nutricional Enteral (TNE) consiste no acesso a "alimentos especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializada ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas".

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o procedimento para solicitação de nutrição enteral/fórmula infantil de partida ou seguimento deve ser realizado exclusivamente através do processo administrativo estadual. Os interessados devem preencher o formulário disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que pode ser encontrado no site www.saude.sp.gov.br, e apresentar os documentos exigidos.

A mudança de local da Central de Nutrição busca atender as normas estabelecidas pela Anvisa, garantindo assim o acesso adequado a alimentos especiais e proporcionando um serviço de qualidade aos usuários. A Secretaria Municipal de Saúde está disponível para esclarecer qualquer dúvida adicional e orientar os interessados sobre os procedimentos necessários para a obtenção desses alimentos.

Fonte:

Deixe seu comentário