Portal da Cidade Atibaia

conferência

Atibaia sediará conferência para discutir reconstrução do SUAS

Tema deste ano é “Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos!

Publicado em 23/05/2023 às 06:26

Imagem da internet (Foto: ilustrativa )

Na última terça-feira, Atibaia se tornou o ponto de encontro para importantes instâncias de assistência social do país. O Conselho Estadual de Assistência Social e o Fórum Nacional de Conselhos de Assistência Social reuniram-se no SEST/SENAT, localizado no bairro Caetetuba, em um evento que contou com a presença de representantes de 23 municípios da região. O principal objetivo do encontro foi discutir a Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá em Atibaia no dia 21 de julho.

Com o tema "Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos!", a conferência terá como base cinco eixos de trabalho: financiamento, controle social, serviços programas e projetos, benefício e transferência de renda, e articulação entre os segmentos. O evento visa a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS, buscando consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários.

As conferências de assistência social desempenham um papel fundamental na elaboração de estratégias para o desenvolvimento do sistema. São espaços de debate e avaliação da Política de Assistência Social, permitindo a proposição de novas diretrizes. A convocação conjunta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) marcou o início do processo conferencial, que passará pelas etapas das Conferências Municipais, Conferências Estaduais e culminará com a 13ª Conferência Nacional de Assistência, a ser realizada em Brasília.

O evento em Atibaia representa um marco para a região, proporcionando um espaço de diálogo entre os diferentes atores envolvidos na assistência social. Através dessas discussões, espera-se promover avanços significativos na reconstrução do SUAS, visando a melhoria contínua dos serviços oferecidos e o fortalecimento dos direitos da população assistida.

Fonte:

Deixe seu comentário