Portal da Cidade Atibaia

Atibaia

Atibaia adere ao Projeto de Fortalecimento da Rede EODS da ONU

Ações do município estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Publicado em 13/10/2019 às 21:53

(Foto: Prefeitura de Atibaia)

Um dos pontos inovadores do Plano Diretor de Atibaia, que passa por um processo de revisão e atualização, é a relação de suas diretrizes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU. São 17 objetivos e 169 metas definidos por 193 líderes mundiais, em 2015, e que devem ser implementados por todos os países até 2030.

Um Grupo de Trabalho que reúne integrantes da Coordenadoria Especial de Planejamento Estratégico, da Secretaria de Planejamento e Finanças e do Controle Interno da Prefeitura da Estância de Atibaia tem recebido consultoria da Frente Nacional de Prefeitos – FNP e da Fundação Abrinq, por meio da Rede Estratégia ODS do Brasil, para definir indicadores e metas do Plano Pluarianual do município relacionando os programas e ações aos ODS.

Esse trabalho foi iniciado com a Secretaria de Saúde, setor piloto na fase de definição de indicadores para medir o alcance das metas pela Prefeitura. Na sequência, o mesmo trabalho será realizado com outras pastas da Administração Municipal.

Em setembro, o prefeito da Estância de Atibaia assinou o termo de adesão ao Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, que indica ao município priorizar a agenda de desenvolvimento sustentável proposta pela ONU.

Com o termo de adesão assinado, o município assume uma série de compromissos, como: disseminar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; mobilizar e articular atores-chave de organizações públicas, privadas e da sociedade civil para engajamento na implementação dos ODS; disponibilizar equipe e condições para o desenvolvimento das atividades do projeto; integrar a Estratégia ODS – Termo de Adesão à Estratégia ODS; e implementar os ODS em um instrumento de planejamento ou desenvolver ações ou projetos para alcance dos ODS e de suas metas.

Fonte:

Deixe seu comentário