Portal da Cidade Atibaia

Tomografia

Carreta da tomografia começa a atender pacientes do SUS em Atibaia

Carreta ficará no Balneário Municipal até junho e deve ajudar a reduzir a espera por exames de imagem no SUS

Publicado em 15/05/2026 às 10:37
Atualizado em

ilustrativa (Foto: Imagem da internet )

A carreta da tomografia começa a atender pacientes do SUS em Atibaia na próxima segunda-feira (18). A unidade móvel será instalada no Balneário Municipal e funcionará até o dia 14 de junho, com capacidade prevista para realizar até 1,3 mil exames em 30 dias.

A estrutura chega ao município por meio do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é reduzir a fila de espera por exames de imagem e acelerar o diagnóstico de pacientes que já aguardam atendimento pela rede pública.

Apesar de estar instalada em Atibaia, a carreta terá atendimento regional. Também serão atendidos pacientes de Bragança Paulista, Piracaia, Joanópolis e Pedra Bela.

Não haverá atendimento por livre demanda. Os exames serão realizados somente com agendamento prévio, organizado pelas Centrais de Regulação dos municípios participantes. Os pacientes serão chamados conforme a fila do SUS e receberão data, horário e orientações sobre os documentos necessários para o atendimento.

Segundo a Secretaria de Saúde, a iniciativa integra as ações para ampliar o acesso a exames especializados no SUS e diminuir o tempo de espera por diagnósticos. Caso o paciente não possa comparecer, a orientação é avisar a unidade de saúde de referência para que a vaga seja remanejada.

Serviço

Período de atendimento: 18 de maio a 14 de junho

Horário: segunda a quinta-feira, das 7h às 17h; sexta-feira, das 7h às 16h

Local: Balneário Municipal

Atendimento: somente para pacientes previamente agendados pela regulação municipal.

Fonte: Portal da Cidade Atibaia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp