Portal da Cidade Atibaia

adoção em foco

Ver. Lucas Garcia propõe projeto sobre adoção em Atibaia

Vereador propõe evento anual para orientar e apoiar a adoção de crianças e adolescentes, enfrentando desafios do sistema atual.

Publicado em 25/02/2025 às 18:08
Atualizado em

Na sessão de 18 de fevereiro, o vereador Lucas Garcia apresentou seu projeto para criar a Semana Municipal de Conscientização e Apoio à Adoção, a ser realizada anualmente entre os dias 21 e 28 de maio, em alusão ao Mês da Adoção. A iniciativa visa ampliar as atividades voltadas à adoção de crianças e adolescentes em Atibaia, estimulando a participação de toda a sociedade.

Lucas Garcia, durante a sessão da Câmara Municipal, solicitou o apoio dos nobres pares para a criação da Semana Municipal de Conscientização e Apoio à Adoção. Segundo o vereador, o projeto tem como principais objetivos orientar pais em processo de adoção, preparar as famílias para a chegada de uma criança, acompanhar os desafios dos pais adotivos e melhorar as condições de desenvolvimento saudável das crianças em situação de vulnerabilidade. Além disso, a iniciativa busca despertar o interesse da sociedade para a importância da adoção.

O projeto prevê que o Poder Público Municipal firme convênios e parcerias com órgãos governamentais e entidades privadas, viabilizando a ampliação das atividades de apoio à adoção e do Programa Ninhal. Para fundamentar a proposta, Lucas Garcia citou exemplos dos textos sagrados que, pela fé, reforçam os princípios da adoção. Ele ressaltou dados alarmantes do Sistema Nacional de Adoção: atualmente, há 4.943 crianças disponíveis para adoção em todo o país, e 6.052 casos de crianças e adolescentes estão em processo de adoção, aguardando a conclusão da documentação. Em contraste, os pretendentes à adoção somam 34.176 pessoas, com 54 candidatos já registrados em Atibaia.

O vereador também apontou que muitos casos de crianças e adolescentes acolhidos por entidades especializadas ainda não foram incorporados ao sistema de adoção. O Judiciário, ao buscar o reencaminhamento desses casos às famílias de origem, frequentemente acaba adiando o processo adotivo. "Quanto mais tempo passa, menores ficam as chances de adoção para essas crianças e adolescentes", alertou Lucas Garcia.

Quer saber como a nova semana de adoção pode transformar a vida das crianças e das famílias em Atibaia? Entre para o grupo de WhatsApp do Portal da Cidade Atibaia e receba as últimas atualizações!

Fonte: Portal da Cidade Atibaia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp