Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Atibaia / SP

Você está aqui: Home / Colunistas / Educação / Meu filho vai repetir o ano na escola...e agora?
Atualizado


Meu filho vai repetir o ano na escola...e agora?

Esta é uma época do ano em que muitos pais são surpreendidos pela má notícia: o filho não será promovido! É quando muitos pais questionam a escola, os professores e o próprio aluno, sem entender direito qual a responsabilidade de cada um nesse processo.


Muitos pais não acompanham os estudos de seus filhos, delegam a tarefa única e exclusivamente à escola e aos professores e, por isso, se surpreendem com a notícia no final do ano letivo. Outros se culpam, acham que escolheram a escola errada, que deveriam ter estado mais presentes. Outros ainda, tentam detectar no próprio aluno alguma defasagem, algum problema cognitivo oculto causador da situação inusitada.


Desde o início da vida escolar dos filhos, é preciso ficar atento! A escola escolhida é a mais adequada àquela criança? O método de ensino aplicado é o que atende às necessidades daquele aluno? Meu filho está realmente aprendendo ou apenas “passando de ano”, apesar de apresentar dificuldades? A escola está atenta à essas dificuldades? Existe empatia entre o aluno e seus professores?


É preciso entender que o fracasso escolar é um processo. A não ser em casos raros, desde o começo do ano letivo é possível perceber se o aluno está ou não acompanhando o ritmo de estudos da turma.


 Então, voltemos a pergunta inicial: O que fazer agora?


A melhor solução é conversar com a escola para construir uma solução conjunta. Se o aluno não reúne as condições necessárias para ser promovido, converse com ele e mostre-lhe as causas e os caminhos para que esse insucesso não se repita.


Se o problema é de aprendizado pontual, recorrer a aulas particulares, ou estudar em casa mesmo pode ser um bom caminho. Se, além da defasagem de aprendizado, há uma questão de indisciplina ou desorganização, a escola pode apontar recursos e indicar profissionais para que o problema não ocorra nos próximos anos.


 


Mas não deixe seu filho fora dessa discussão. O reconhecimento das próprias falhas e a participação na construção de uma solução são tarefas que aumentam a autoestima e a confiança e são extremamente importantes para o amadurecimento!



Fonte: Lorenza Agostini

Deixe seu comentário

Você está em Atibaia / SP
Portal Atibaia
Unidade Atibaia, SP


Portal da Cidade Atibaia LTDA - 24.455.443/0001-35
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®